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A Importância do Marketing de Conteúdo para Médicos

Ao procurar um médico muitas pessoas procuram por indicação de amigos ou frequentam o mesmo consultório há anos. Isso acontece porque a confiança é um fator determinante no momento de escolher alguém para cuidar de algo tão valioso quanto a nossa saúde. Nesse sentido, o Marketing de Conteúdo para médicos se mostra um grande aliado dos profissionais na hora de captar novos pacientes.

A indicação boca a boca é o suficiente para ocupar uma agenda de um médico por meses e engana-se quem pensa que isso ficou no passado. Acontece que essa forma de divulgação passou por algumas modificações com o tempo, o boca a boca foi substituído por telefone a telefone, por exemplo. 

Por isso, o Marketing de conteúdo funciona como uma maneira de aproximar o paciente do profissional no meio digital. E assim, atrair e fidelizar pessoas que entrem em contato com seu trabalho. Isso por meio de conteúdos relevantes e de valor divulgados nas redes sociais, sites, podcasts ou blogs.

São infinitas as possibilidades de marketing conteúdo para médicos. Porém é importante lembrar que seu conteúdo deve focar nas soluções que seus pacientes buscam e em te aproximar do público. Então, se você é ortopedista não irá focar em termos científicos para doenças, mas o que pode amenizar a dor da pessoa que busca pelo seu conteúdo.

Dessa forma, você leva seu carisma e conhecimento para além das paredes do consultório. O que cria relações valiosas com aqueles que antes te consideravam um desconhecido. Ao fazer isso você beneficia tanto o seu público, quanto a sua carreira e nos tópicos abaixo vamos te mostrar como!

Atração e fidelização de pacientes

Ao produzir conteúdo de interesse do seu público-alvo você fideliza os pacientes que já possui por ofertar uma ajuda contínua. Ao mesmo tempo, atrai novos pacientes de maneira orgânica pela indicação de pacientes antigos satisfeitos. Seus conteúdos podem funcionar como um cartão de visita no mundo digital portanto produza sempre aquilo que seu público deseja consumir.

O primeiro passo para concretizar essa etapa é conhecer o seu público. Afinal, é preciso saber com quem estamos lidando para que possamos desenvolver uma conversa e tocar em assuntos do seu interesse. E saiba! Conhecer o seu público nem sempre é o mesmo que conhecer o seu paciente. Se você é um pediatra, por exemplo, a produção de conteúdo não será voltada para crianças, mas para seus pais e responsáveis.

Neste artigo explicamos como conhecer melhor o seu público e a importância de definir uma persona, inclusive para apostar numa estratégia de marketing de conteúdo de sucesso.

Autoridade na área

“Conhecimento deve ser compartilhado”

Você provavelmente já ouviu essa frase, e no Marketing de Conteúdo para médicos essa é uma regra de ouro. Compartilhe o que você sabe com o seu público, sua capacitação por si só pode ser uma ótima ferramenta de divulgação.

Por isso, utilize suas plataformas para esclarecer dúvidas, ensinar algo, falar sobre os problemas mais comuns que seus pacientes levam ao atendimento.

Engana-se quem pensa que a construção de autoridade na área médica se dá apenas com a conquista de prêmios e títulos.

Muitos dos profissionais com agenda cheia hoje contam com uma presença marcante nas redes sociais e um conteúdo de valor. Por isso, o Marketing de conteúdo pode ser utilizado ao seu favor para te tornar uma referência na área.

Geração de valor

Seu conteúdo deve ser útil, mas também deve passar a mensagem certa para seu público. Isso faz com que sua divulgação orgânica seja ainda maior. Pois, ao consumir um conteúdo que gosta, o seu paciente provavelmente o indicará para um amigo ou familiar que também despertará interesse em seus atendimentos.

Ao esclarecer dúvidas do seu público, fornecer conteúdo do seu interesse, você acaba criando uma relação de proximidade com ele. Assim, não se torna mais um médico entre tantos outros e se torna um médico em quem ele confia. Num momento de necessidade, é muito mais provável que as pessoas que gostam e consomem seu conteúdo busquem marcar uma consulta com você, que com outro profissional. Afinal, elas já te conhecem.

Em Marketing isso se chama “brand awareness”, isto é: consciência da marca. Você interessou tanto as pessoas que consumiram seu conteúdo que a sua marca se fortaleceu ao ponto de se tornar a primeira opção quando elas necessitam de seus serviços.

No Marketing de conteúdo, você gera valor constantemente para sua marca ao produzir conteúdo que agregam valor aos seus pacientes. Afinal, uma mão lava a outra!

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