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A importância do plano de marketing na área médica

Se você quer conquistar novos pacientes ou divulgar um novo procedimento, mas suas estratégias de marketing não têm trazido resultados talvez a solução seja criar um plano de marketing médico.

Só para ilustrar, imagine que você não planeja seus atendimentos. Assim terá vários pacientes marcados para o mesmo horário, pessoas procurando tratamentos que você não realiza, momentos com grande fluxo de pessoas na sala de espera e outros com o consultório vazio. Certamente uma verdadeira bagunça, concorda? Se sim, então você já entende a importância do planejamento. Portanto, basta levá-lo para outras áreas da sua atuação, como é o caso da publicidade.

Sem um planejamento, fica bem difícil alcançar os objetivos que você deseja atingir. A saber, um bom plano inclui análises sobre sua especialidade e público. Bem como o posicionamento da sua clínica ou consultório na área. Além disso deve-se avaliar suas metas, recursos e orçamento necessários (e possíveis) e, por fim, a elaboração do plano em si. Sabemos que são muitas nuances, por isso preparamos esse artigo para te guiar através de cada uma dessas etapas.

O que é um plano de marketing?

Acima de tudo, o plano de Marketing é um guia em direção aos seus objetivos!

Um bom Plano de Marketing é capaz de melhorar a sua comunicação não só com os pacientes, como também entre a sua equipe.

Sendo assim, criamos esse plano a partir de uma análise aprofundada da sua especialidade e público. Dessa forma, ele tem como objetivo otimizar seus investimentos em marketing. O que potencializa seus resultados.

A elaboração de um plano é muito importante para que você possa visualizar seus objetivos com mais clareza. E, dessa forma, trabalhar para atingi-los com mais assertividade.

Por exemplo, criação de sites, blogs, landing pages, marketing de conteúdo, links patrocinados, gestão de redes sociais, e-mail marketing, distribuição de cartões de visita… São infinitas as possibilidades de divulgação, mas é importante que haja um planejamento atencioso por trás de cada uma delas. Não adianta investir em estratégias genéricas pois elas não consideram suas prioridades e suas metas. Da mesma forma, é importante que todo planejamento feito saia do papel e se torne rotina na sua clínica ou consultório.

Como planejar o marketing da minha clínica?

Um plano de Marketing demanda muita atenção. Mas uma vez traçado, este plano funcionará como um guia em direção ao sucesso da sua carreira.

Por isso, para elaborar um planejamento eficaz que traga benefícios a curto, médio e longo prazo para os nossos clientes, percorremos um longo caminho. Mas pode ficar tranquilo que vamos te guiar através de cada um desses passos, vamos lá?


Diagnóstico

Em primeiro lugar, realizamos um diagnóstico do seu perfil profissional para garantir que o plano seja tangível e realista.

Nesta etapa examinamos sua área de atuação para verificar quais são as tendências de marketing na sua especialidade. Assim, fazer de fato uma imersão na área que divulgaremos!

Análise

Em seguida fazemos uma análise da concorrência. Ou seja, o famoso benchmarketing. Aqui mapeamos as estratégias dos seus concorrentes para verificar o que dá certo e o que devemos evitar.

Quem são seus pacientes?

Definição de público e persona – estudaremos o público que tem interesse nos seus atendimentos, bem como o público que você deseja atingir. Assim definiremos uma persona. A persona é a representação de um paciente ideal a quem direcionaremos todas as estratégias de marketing.

Prescrição

Prescrevemos um posicionamento – aqui nós trabalhamos bastante com a construção ou fortalecimento da sua marca. De acordo com a mensagem que você deseja passar para seus pacientes, elaboramos sua identidade.

Objetivos

Finalmente definimos quais metas iremos atingir a curto, médio e longo prazo.

Métricas

Determinamos métricas – quais são os ponto-chaves que farão com que percebamos que as estratégias implementadas estão dando certo ou não? É nessa etapa que os definimos!

Abordagem

Hora de pensar nas estratégias! Após todo conteúdo coletado vamos finalmente passear pelo universo do Marketing e verificar quais são as melhores abordagens para você. Se você é daqueles que fica perdido com termos como Inbound Marketing, Outbound Marketing, Marketing de conteúdo, Branding… Pode ficar tranquilo que contamos com uma equipe que vai te deixar por dentro de todo o processo.

Orçamento

Conversamos sobre recursos e orçamento para que o plano esteja de acordo com a receita do seu consultório.

Cronograma

Aqui definimos, sempre de acordo com os seus objetivos, quando executaremos as ações do plano serão e quem será responsável por cada uma delas.

Prática

Enfim colocamos o plano em ação e colhemos os benefícios desse planejamento!


Agora que você já tem todas as informações que precisa, conte conosco para te auxiliar nesse processo rumo a uma carreira de sucesso!

Nós elaboramos planos nos diferentes níveis com as mais diversas estratégias do Marketing Digital. Desde a criação de sites ao desenvolvimento de campanhas no Google Ads; e gestão de redes sociais e/ou blogs; tudo parte de uma base muito bem fundamentada.

Lembre-se! Assim como na prescrição de um medicamento, quando o tratamento só fará efeito se o paciente seguir as recomendações médicas, todo plano deve sair do papel para que você atinja os resultados desejados. E aí! Vamos planejar juntos?

Entre em contato e tire todas as suas dúvidas:


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