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Aplicação das cores na área médica

Qual a primeira cor que te vem à cabeça quando se fala de aplicação de cores na área médica?

Branco, não é? De fato, essa cor se relaciona à Medicina desde a Grécia Antiga e ao longo da história já significou pureza, prestígio e o mais comum hoje: higiene e limpeza. O branco é muito utilizado para representar ambientes estéreis e clínicos. Mas é importante fugir do óbvio e aplicar à sua marca e consultório cores que despertem emoções e sensações positivas nos seus pacientes.

Para isso, é importante levar em consideração os aspectos psicológicos das cores sem deixar de lado a mensagem que você quer passar ao seu público.

Psicologia das cores

Antes de mais nada, a Psicologia das Cores é uma área que estuda a relação entre as cores e o comportamento humano, desde nossos sentimentos à tomada de decisões. Esse poder psicológico das cores não é um tópico de discussão recente. No século XVIII, o artista alemão Johann Wolfgang von Goethe já defendia que nossa percepção das cores poderia ter impacto direto nas nossas emoções.

Em 1980, o professor e psicólogo norte-americano Robert Plutchik elaborou uma Roda de Emoções. Essa roda era, na verdade, uma estrela de oito pontas que associava determinadas emoções primária a cores e tons distintos. Essa roda representa oito emoções primárias: alegria, confiança, medo, surpresa, tristeza, nojo, raiva e antecipação. Acontece que uma mesma cor poderia te um significado positivo e negativo. É o caso do verde que nesta roda representaria tanto o medo quanto a confiança.

Percebeu que a Psicologia das cores não é um estudo rígido como muitos supõem? Por isso a aplicação de cores na área médica não deve seguir manuais da internet. A determine a partir de um estudo aprofundado de público e marca.

Significado das cores

Todo profissional da área de saúde deve transmitir cuidado, segurança e bem-estar aos seus pacientes. A escolha de uma paleta de cores ideal para sua marca pode te ajudar nisso. Porém, tenha em mente que a percepção das cores bem como as sensações que elas despertam pode variar de público para público.

O vermelho, por exemplo, pode significar energia, velocidade e força e por isso é uma cor utilizada por muitas marcas. Na área médica, porém, indica risco altíssimo, emergência segundo o Protocolo de Manchester.

Isso não quer dizer que devemos evitar o vermelho sempre em marcas de profissionais da saúde. Em tons certos e numa paleta bem definida, o vermelho seria uma ótima pedida para um ortopedista, por exemplo.

O importante é que as cores da composição de uma paleta sejam harmônicas e transmitam valor aos seus pacientes de acordo com o seu contexto. Muitos médicos apostam em tons analógicos (cores que estão próximas no círculo cromático) ou monocromáticos (variações de uma mesma cor). Contudo, uma equipe de Marketing qualificada pode te guiar em direção a combinações complementares e até mesmo mais divertidas, como buscam muitos profissionais da pediatria.

Além de profissionalismo e segurança é importante que sua marca transmita o que você faz de melhor: cuidado! E o branco não pode fazer isso sozinho.

Qual a melhor cor para a minha identidade visual?

As cores da sua marca devem ser pensadas dentro do seu contexto. Elas irão compor não só a sua logo, como todo material de divulgação online e offline, bem como a própria estética do seu consultório. É preciso pensar no equilíbrio entre os tons escolhidos. Assim como os valores que as cores comunicam e o mais importante de tudo: o impacto elas causam no seu paciente. Essas características são peculiares e variam de acordo com cada segmento, por isso elas precisam ser avaliadas de maneira específica para você.

Em conclusão, a escolha de uma paleta adequada constrói um ambiente online e físico agradável. Isso vale tanto para você e os demais profissionais que trabalham na sua clínica ou consultório, quanto para os pacientes. A cor é mais que um fator estético. Por isso, se atente a elas e faça escolhas significativas para fortalecer o seu relacionamento com o seu público!

Precisa de ajuda com isso? Pode contar conosco!