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Blogs e Artigos como Estratégia de Conteúdos

O seu site é como a sala de entrada do seu consultório. É preciso cuidar, trocar as revistas da sala de espera, mantê-la convidativa e sempre pensando na pessoa que está visitando. Nesse sentido, a produção de conteúdo num blog médico é fundamental. Imagine que os artigos que você produz são os objetos que existem no seu consultório, agora imagine que um paciente entra na sua sala e apesar de uma bela estrutura encontra um ambiente vazio.

Por isso recomendamos que não apenas se crie um site, mas que cuide para que ele sempre esteja atualizado. Oferecer conteúdo através de blogs e artigos é algo valioso para atrair novos visitantes e mostrar autoridade na sua área.

Por que ter um blog?

A internet, antes de mais nada, é um lugar de troca de informações entre as pessoas. Muitos pensam que os blogs ficaram para trás, presos nos anos 2000, mas estão enganados! Um dos nossos primeiros instintos ao ter uma dúvida, hoje, é recorrer aos mecanismos de pesquisa para obter mais informações.

Seja sobre o itinerário de uma viagem ou a respeito de uma novidade na área médica, na maioria das vezes quem responde nossas dúvidas são publicações de blog! Esse princípio do blog abre a porta para diversos outros benefícios que iremos te apresentar ao longo deste artigo.

Captação de pacientes

Um blog médico tem potencial para tornar-se um ótimo instrumento de promoção da sua clínica ou consultório. Como a rotina dos profissionais de saúde é muito corrida, o blog é uma excelente forma de fazer marketing online de maneira duradoura, pois os conteúdos do seu blog estarão sempre disponíveis na web.

Seja autoridade

Ao escrever sobre sua área de atuação, você demonstra conhecimento e o tem documentado num canal que transmite seriedade e profissionalismo: o seu site. Além disso, ao consumir conteúdos sobre o tratamento ou especialidade que estão procurando, as pessoas tendem a dar mais credibilidade ao seu trabalho. Dessa forma, o médico conquista a confiança de pessoas que sequer marcaram uma consulta ainda.

Quanto mais completo for o seu blog, maior será a sua autoridade na área. Só para ilustrar, pense no blog como um mercado. Você prefere fazer compras num mercado que tem tudo o que você precisa ou fragmentar o seu carrinho em diferentes mercados? O blog funciona da mesma maneira, quanto maior a variedade de conteúdos abordados, maior será a sua credibilidade perante o público. Além disso, um blog rico tende a receber maiores indicações, o que significa também, maior quantidade de consultas.

Apareça no Google

Com toda a certeza, aparecer no maior buscador do mundo é o desejo de todo profissional quer se destacar. Imagine alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca sem ao menos pagar por isso? Com publicações recorrentes no blog isso é possível, além disso o seu site possui mais páginas que podem aparecer no Google.

Além disso, a combinação de resultados orgânicos (links de publicações não pagas) com o Google Ads é o combo perfeito para a divulgação do seu trabalho.

Um outro ponto é que, quanto mais conteúdo houver no seu site, maiores suas chances de aparecer em outros sites. O que aumenta as visitas à sua página, bem como seu posicionamento no Google.

Sobre o que escrever num blog médico?

Como o título já indica, um blog médico está voltado para publicações a respeito daquilo que você conhece melhor que ninguém: a Medicina.

Então, escreva sobre suas especialidades, medicamentos, tratamentos, diagnósticos ou procedimentos que você gostaria de realizar mais vezes. Acima de tudo, escreva sobre o que seus pacientes querem saber, portanto foque em temas que é questionado com frequência, assim como as dores dos seus pacientes. Qual o principal motivo que leva alguém a procurar sua especialidade? Escreva sobre isso!

Além disso, frente ao compartilhamento massivo de fake News, ter especialistas falando a respeito daquilo que sabem é fundamental. Aliás, o próprio CFM indica o compartilhamento de conteúdo médicos como uma maneira de educar as pessoas. Por isso, use seu conhecimento para promover o bem-estar das pessoas ao mesmo tempo que atrai mais pacientes para seu consultório. Caso deseje saber mais sobre a criação de conteúdos para o seu site, clique aqui e acesse este artigo que preparamos a respeito do tema.

Fale a língua do seu paciente

É fundamental compreender que a pessoa do outro lado da tela, na maioria das vezes está buscando soluções para suas dores. Então, o leitor do seu artigo – na grande maioria das vezes – não será um especialista. Portanto, escreva de maneira simples e compreensível. Tente traduzir termos médicos para uma linguagem que seu paciente tenha mais facilidade para entender, afinal de nada adianta um conteúdo rico se ele não é compreensível.


Trate bem quem deseja fazer uma visita, seja no mundo real ou digital, ofereça conteúdos que sejam capazes de modificar a vida de alguém. Mostre que você se importa.

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