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Busca orgânica e patrocínio no Google, como você aparece nas pesquisas?

Em qualquer estratégia no mundo digital, a primeira promessa feita é colocar o seu nome para aparecer nas pesquisas do maior buscador do mundo: o Google.

Neste artigo, vamos falar sobre as duas principais formas de aparecer nas pesquisas: a orgânica e a patrocinada (GoogleAds).

O que são os resultados das buscas orgânicas? São aqueles resultados que aparecem espontaneamente de acordo com relevância das palavras-chave utilizadas pela pessoa no momento da sua busca, e estão desta forma organizadas em critérios definidos pelo Google, que determinam através dessa combinação o ranqueamento da sua página, ou seja, quando o seu paciente pesquisa sobre profissionais de saúde em determinada cidade, por exemplo, o Google oferecerá uma lista ranqueada, de acordo com os seus critérios de qualificação, para sinalizar quais são os principais sites e que tenham maior probabilidade do pesquisador entrar e ser bem sucedido na sua pesquisa.

Isso significa que podemos presumir que este ranking representa os profissionais mais importantes e qualificados em suas áreas de atuação? Absolutamente não! Mas significa que elas entenderam melhor o funcionamento do buscador e como montar uma boa estratégia de marketing digital e dessa forma conseguiram largar na frente na corrida por sua presença na internet.

Então, você pode ser um excelente profissional na sua área, ter todo o conhecimento técnico e ser uma autoridade no assunto, mas se não está presente digitalmente, outros profissionais podem estar conseguindo a atenção de pessoas que poderiam ser seus pacientes.

Mas não se preocupe, ainda tem muito espaço na internet e você pode aproveitar esse mundo de possibilidades, para isso destacamos algumas questões fundamentais que qualificam o seu site para que ele esteja em uma boa posição nas pesquisas:

A primeira é saber se o seu site está indexado adequadamente na ferramenta, ou seja, se ele realmente está apto para aparecer no Google. Muitas vezes erros estruturais ou de configuração podem fazer com que o seu site esteja fora das pesquisas, causando grandes prejuízos.

O segundo passo é adotar uma boa estratégia de SEO - Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Para simplificar, o SEO representa uma série de técnicas que fazem com que de acordo com a palavra-chave utilizada na pesquisa, o Google aponte o seu site como o mais adequado para responder aos termos pesquisados. Por isso ter um site que apresente um bom conteúdo e palavras-chave relevantes será essencial para sua estratégia.

Você com certeza sabe que todo mundo hoje utiliza o celular, portanto a próxima estratégia é deixar o seu site otimizado para qualquer dispositivo móvel, como smartphones ou tablets. Ou seja, tornar a experiência da pessoa que está pesquisando mais fácil, simples e intuitiva. Esse com certeza é um dos pontos principais para manter-se bem ranqueado.

A atualização constante muitas vezes é menosprezada como uma parte importante da estratégia de marketing. Construir um site é o primeiro passo, pois grande parte do trabalho começa depois com o monitoramento e atualização da ferramenta e dos conteúdos garantindo que você esteja aproveitando o máximo dos resultados e aparecendo para as pessoas corretas.

Agora, quando o assunto são os chamados links patrocinados, um passo que consideramos como um dos mais importante é entender que todas as estratégias anteriores são fundamentais para que você atinja bons resultados, sempre com um pensamento a longo prazo de causar uma boa impressão, e ter melhor custo benefício.

Basicamente, os links patrocinados são os anúncios pagos (aqueles que você visualiza no topo das pesquisas, identificado pela palavra anúncio). Eles seguem o princípio do Custo Por Clique (CPC), ou seja, a cada clique no link do seu site, são descontados dos seus créditos de patrocínio.

Você tem a possibilidade de criar uma série de anúncios, com escolha de palavras-chave para patrocinar, isto é, quando elas forem digitadas, o seu site poderá aparecer em destaque na primeira página do Google.

E como vou saber quanto investir e o custo de cada clique? O valor do clique varia muito de acordo com a concorrência por aquela palavra-chave. Nesse momento, a ajuda de um especialista faz toda a diferença – pois a tarefa exige esforço constante para saber determinar as palavras que trarão melhor retorno e principalmente também aquelas que podem estar te causando prejuízo.

As diferenças entre as duas opções são expressivas, uma vez que as pessoas possuem uma tendência em realizar a sua busca sem sair das primeiras páginas, um bom patrocínio pode ser uma possibilidade de manter o seu site sempre no topo destas pesquisas.

Para construir uma boa campanha é interessante realizar um aprofundamento sobre quem é o seu público, entender as suas principais características e alinhar com os objetivos que deseja atingir, para definir a melhor estratégia de anúncio no Google.

Contando com um bom conhecimento e execução bem planejada, qualquer uma das duas estratégias (e principalmente uma combinação entre elas) é capaz de entregar resultados surpreendentes.

Entre em contato e tire todas as suas dúvidas sobre o processo de crescimento e anúncios nas plataformas de pesquisa.

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