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Como aparecer nas pesquisas do Google?

O primeiro passo para aparecer no Google é ter certeza de que o seu site esteja indexado. Para isso você deve abrir o buscado e digitar “site:” seguido pelo seu domínio, caso seu site apareça nos resultados, ele está indexado. Uma vez que a verificação é realizada existem várias maneiras de fazer o seu site aparecer nas pesquisas do google.

O buscador leva em consideração aspectos como experiência do usuário no seu site, qualidade da resposta – isto é: se seu site responde ou não à busca realizada – e autoridade.

Porém, esses aspectos são mais característicos da busca orgânica e você verá cada uma das maneiras a seguir:

Busca orgânica no Google

Google Meu Negócio

O Google meu negócio é uma ferramenta visível tanto no buscador do Google quanto no Google Maps. Ela mostra uma breve apresentação da sua clínica ou consultório, bem como atributos do atendimento e outras informações como horário de funcionamento.

Sabe quando você busca por um restaurante e aparece uma caixa com informações a respeito dele no lado direito da página de resultados? Então, esse é o Google Meu Negócio!

Essa ferramenta permite a divulgação dos serviços prestados pela sua clínica, hospital ou consultório ao mesmo tempo que abre um canal de comunicação com seus pacientes. Através do Google Meu Negócio, as pessoas podem avaliar a instituição e deixar comentários, o que aumenta a credibilidade do atendimento – caso positivo.

Além disso, você pode usar o Google Meu Negócio para realizar postagens (de texto ou foto) e responder às perguntas das pessoas que buscam pelos seus serviços.

Uma clínica com um Google Meu Negócio bem administrado transmite mais confiança aos pacientes. Afinal, é muito mais provável que eles continuem a procurar por uma clínica ou profissional que já conhecem – mesmo que parcialmente – que alguém com informações vagas ou inexistentes.

SEO

Se você deseja saber como aparecer na busca orgânica do Google, então a resposta é: invista em SEO!

SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de pesquisa) é um conjunto de técnicas que utilizamos para otimizar o seu site para mecanismos de busca e melhorar a experiência do visitante ao navegar pelas suas páginas.

Uma boa estratégia de SEO consiste na seleção e emprego correto de termos-chave, bem como títulos, imagens e descrições otimizadas para pesquisa e produção recorrente de conteúdo original de qualidade.

Além disso, são necessárias também a otimização de aspectos técnicos como a distribuição de heading tags, conexão entre as páginas e otimização da navegabilidade para dispositivos móveis.

Uma vez que seu site esteja otimizado, o Google o reconhecerá como amigável e dessa forma você terá mais chances de aparecer no topo das pesquisas. Aparecer na busca orgânica do Google costuma trazer ótimos benefícios a longo prazo, além de ser uma estratégia mais estável em relação a busca orgânica.

Ter seu site nas primeiras posições da busca orgânica confere autoridade a sua atuação

Tráfego pago para médicos

Talvez essa seja a estratégia de Marketing digital mais conhecida quando se trata de aparecer nas pesquisas do Google. Com o Google Ads, seu site pode aparecer nos resultados de pesquisa através de anúncios pagos – sempre sinalizados com o termo “anúncio”.

Os links do Google Ads aparecem acima dos resultados da busca orgânica e costumam apresentar resultados mais rápidos em relação a uma estratégia de SEO. Contudo, seus resultados dependem diretamente do valor investido e são mais eficazes para uma estratégia acurto prazo.

Para aparecer na busca paga com sucesso é preciso acompanhar e otimizar suas campanhas constantemente, isto é: verificar seu custo por clique (cpc), taxa de conversão, taxa de cliques etc.

E assim verificar quais caminhos devem ser seguidos com base nas métricas analisadas.

Busca orgânica ou busca paga?

O ideal é que você combine as duas estratégias! A busca paga irá trazer resultados caso você precise de pacientes mais rapidamente ao passo que o investimento na busca orgânica irá reduzir o custo de aquisição de pacientes ao longo do tempo bem como levará mais autoridade a sua atuação.

Tudo depende da situação em que você se encontra, caso dinheiro não seja um problema, recomendamos que invista em ambos! Mas, se você não pode investir em ambos agora, você pode começar das seguintes formas:

  • Se você é um médico recém-formado e precisa captar pacientes, invista em Google Ads.
  • Se você atende em épocas específicas do ano, invista em Google Ads.
  • Se você já é um profissional consolidado, invista em SEO.
  • Se você quer fortalecer o seu nome na área, invista em SEO.
  • Se você deseja pacientes recorrentes, invista em SEO.

Independente da estratégia que escolher, tenha em mente que seu site precisa ser rápido, rico e responsivo, afinal após o clique o paciente deve encontrar um ambiente digital de fácil navegação.

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