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Quais informações devo coletar para otimizar minhas campanhas?

Após criarmos uma campanha no Google Ads inicia-se o processo de otimização. Esse processo consiste em realizar alterações, tanto na campanha quanto no próprio site, a fim de melhorar cada vez mais a assertividade. Bem como os resultados obtidos. Assim sendo, utilizamos o conjunto de técnicas de SEO.

Recursos necessários para o sucesso da captação de clientes

Mas como é feita essa otimização? Antes de mais nada, vamos falar sobre como identificar os pontos de melhoria. Bem como a função de cada um dos recursos necessários para o sucesso da captação de clientes:

Campanhas do Google Ads

A campanha tem a função de levar as pessoas que tem interesse no que você oferece para dentro do seu site. Caso o seu site não esteja recebendo visitas mesmo com as campanhas ativas e com crédito, provavelmente você tem um problema na campanha. Mas se as pessoas estão clicando no seu anúncio, indo para o seu site e navegando por ele. Então a campanha está cumprindo a sua função.

Site

O site tem como principal objetivo levar o visitante a entrar em contato. De fato, o site te ajuda em outros pontos, mas o objetivo desse artigo é a sua função nas campanhas, ok?. Caso muitas pessoas estejam entrando no seu site, fiquem navegando por ele e saiam sem entrar em contato, talvez você tenha um problema no site. Ele pode estar lento, pouco atrativo, faltando informações, com uma estratégia ruim, pouco conteúdo entre outro fatores. Mas caso as pessoas estejam navegando pelo site e entrando em contato, o site está cumprindo a sua função.

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é o destino final da campanha. Nesse momento você terá contato com a pessoa interessada e irá guiá-la até se tornar um cliente/paciente. Caso a pessoa agende uma consulta, significa que todos os objetivos foram concluídos corretamente. Se acaso muitas pessoas estejam entrando em contato e concluam o agendamento, provavelmente temos um problema associado a essa última etapa. Alguns problemas que podem atrapalhar essa etapa são:

  • As pessoas responsáveis pelo atendimento podem não estar o realizando da melhor forma;
  • Pode ser que exista uma demora na resposta à solicitação desse paciente;
  • O paciente que está entrando em contato pode não fazer parte do seu público alvo real;
  • O valor do serviço pode ser diferente do que o paciente consegue pagar;
  • Pode haver algum problema de continuidade nesse primeiro atendimento realizado;
  • A confirmação da consulta pode não estar sendo feita da forma correta;
  • Entre diversos outras questões que podem atrapalhar os resultados desse atendimento.

Agora que você já entendeu a importância de cada etapa que o seu futuro paciente irá passar até de fato ir à consulta, a pergunta que fica é: como podemos melhorar os resultados de cada uma delas?

Coleta de informações online para otimização

O primeiro passo é coletar o máximo de informações possíveis a respeito de cada uma das partes do processo. Conseguimos coletar a grande maioria desses dados de forma automática utilizando algumas ferramentas. Por exemplo, o Google Analytics, Google Tags e o próprio painel do Google Ads.

Com essas ferramentas é possível saber a quantidade de pessoas que acessaram o site. Bem como gênero, idade, dispositivo, localização, fluxo dentro do site, tempo de navegação, quantidade de acessos e pesquisa que levou ao site. Além disso, é possível verificar se ela entrou em contato ou não, entre diversas outras informações. Com isso, conseguimos fazer uma série de otimizações e melhorias no site e na campanha a fim de maximizar os resultados. Mas há um ponto chave que é o rastreio da pessoa depois que ela entra em contato.

Coleta de informações offline para otimização

Algumas das informações essenciais não conseguimos coletar de forma tão automática e são fundamentais para realizar a otimização. Por isso é extremamente importante que as pessoas que realizam o atendimento ajudem nesse mapeamento para cruzarmos com as informações coletadas automaticamente. Assim traçamos as melhores estratégias para maximizar os resultados das campanhas.

A seguir traremos algumas informações que podem ser coletadas no momento que a pessoa entra em contato. Essas informações são relevantes mesmo quando os pacientes não chegam a marcar a consulta:

Meio de contato

  • Informação: Por onde a pessoa entrou em contato? Por exemplo: WhatsApp, Direct do Instagram, ligação, mensagem, e-mail, presencial ou qualquer outra forma de entrar em contato.
    Motivo: É importante para identificarmos a taxa de sucesso de cada um dos canais. Assim priorizamos um ou outro no seu site e nas suas campanhas.

Período

  • Informação: O dia e a hora exata que a pessoa entrou em contato.
    Motivo: Isso é muito importante porque cruzamos com as informações coletadas pelas ferramentas que utilizamos para verificar a precisão dos rastreamentos.

Motivação do paciente

  • Informação: Motivo do contato.
    Motivo: Às vezes a pessoa só quer tirar uma dúvida ou é apenas curiosa a respeito de um procedimento ou tratamento específico. Você não quer que o Google gaste seus créditos com essas pessoas quando poderia focar em quem realmente marcar a consulta, não é? Além disso com essa informação é possível saber de forma mais precisa quais áreas estão causando um maior fluxo de pacientes. Como exemplo, imagine que você possui uma clínica de ortopedia e que as pessoas estão buscando no Google “Ortopedia”. Esse é um termo mais genérico, a pessoa pode estar procurando ortopedistas por diferentes tipos de problemas ou condições, correto? Ao coletar informações sobre o motivo que a pessoa entrou em contato, sabemos quais alterações fazer no site e na campanha. Assim podemos aproveitar ou distribuir melhor esses acessos.

Primeira mensagem

  • Informação: Caso a pessoa tenha entrado em contato pelo WhatsApp, a primeira mensagem que ela enviou.
    Motivo: Isso é muito importante porque através dessa primeira mensagem é possível identificar por qual canal a pessoa conseguiu seu contato. Isto é: do site, das campanhas, se ela anotou o número e entrou em contato depois. Em outras palavras, podemos entender o percurso que ela seguiu antes de entrar em contato com você. Com essa informação conseguimos saber de forma mais assertiva sobre quais botões e canais estão trazendo o melhor desempenho para você.

Número de contato

  • Informação: Caso a pessoa tenha entrado em contato por ligação, para qual número ela ligou.
    Motivo: O motivo é bem similar ao de cima. Basicamente, com essa informação conseguimos saber quais canais de divulgação estão performando melhor.

Como o paciente te conheceu?

  • Informação: Como a pessoa te conheceu.
    Motivo: Talvez seja uma das informações mais importantes! E bom sempre perguntar isso quando a pessoa entrar em contato. Muitas vezes a pessoa que está entrando em contato informa isso incorretamente. Mas ainda assim isso informa muito sobre o resultado real da campanha. Além disso, aliada às outras informações coletadas, conseguimos otimizar bastante o site e as palavras chaves em que o Google Ads entrega o melhor resultado.

Status de marcação

  • Informação: Em que status se encontra essa pessoa que entrou em contato.
    Motivo: É bom você manter uma planilha com todas essas informações e ir atualizando à medida que as pessoas entram em contato. Nem sempre a pessoa agenda a consulta no primeiro contato, às vezes esse processo demora um pouco. É muito importante que a gente entenda qual é o perfil da pessoa que realmente está agendando a consulta. Esse é um dos nossos principais artifícios para entender quem de fato é o seu público-alvo. Às vezes o seu publico do Google Ads possui algumas características diferentes do público que te conhece por outras vias. Você deve preencher essa informação com o momento em que momento o seu cliente se encontra. Por exemplo, “Entrou em contato”, “Agendou a consulta”, “Remarcou a consulta”, “Compareceu a consulta”, “Agendou cirurgia”, “Agendou procedimento”, “Cirurgia realizada”. Bem como qualquer outra ação que considere interessante rastrear. Você deve atualizar essa informação sempre que o cliente realizar alguma nova ação.

Com todas essas informações seremos capazes de entender melhor sobre os resultados, diagnosticar possíveis problemas e falhas e assim, trazer resultados exponenciais. Dessa forma, podemos otimizar suas campanhas ao mesmo tempo que você observa os resultados na sua clínica ou consultório!

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