Como tirar boas fotos para o Instagram

Atualmente o Brasil é o terceiro país com maior número de usuários ativos no Instagram segundo pesquisa do Statista. Esse cenário expandiu a utilização da plataforma para além do compartilhamento de fotos entre amigos e familiares. Hoje o Instagram é uma verdadeira ferramenta de divulgação de empresas, profissionais e serviços, logo tirar boas fotos para postar na rede pode ser a chave para um bom desempenho na sua área de atuação.

Levando em consideração que o principal conteúdo da rede social é visual, não é à toa que as pessoas não perdem a oportunidade de realizar cliques magníficos e postar recorrentemente. Mas nem todo mundo consegue capturar imagens tão facilmente, seja por timidez ou falta de experiência. Se você é uma dessas pessoas e deseja aumentar sua frequência de publicações na rede social para se aproximar do seu público, esse artigo é para você!

Não é necessário ser um profissional para tirar uma boa selfie ou foto para postar no Instagram, por isso separamos algumas dicas que podem te ajudar a conquistar a sua audiência na rede social em apenas alguns passos.

Um celular com uma boa câmera

Em primeiro lugar, não é necessário ter uma câmera profissional com muitos recursos para tirar uma boa foto para o Instagram, um celular com uma boa câmera – traseira e frontal – já é o suficiente.

Além disso, certifique-se que suas lentes estejam sempre limpas, afinal você não quer que seus seguidores se deparem com imagens embaçadas, não é?

Fundo neutro

O segundo passo para tirar uma boa foto é escolher um fundo neutro. No caso de selfies, o ponto principal é você! Então evite planos de fundo com muitos detalhes que possam dispersar a atenção, a não ser que você deseje de fato chamar atenção para o que está atrás de você.

Além disso, tenha certeza de que escolheu um bom local para não tirar uma foto perfeita e ter uma surpresa indesejada ao fundo da sua foto depois.

Use cores que façam sentido

Essa dica é muito valiosa para qualquer pessoa, mas se você usa seu Instagram profissionalmente – como é o caso de médicos – isso é ainda mais importante!

As cores transmitem mensagens, então as utilize a seu favor. Por exemplo, se você é pediatra evite usar tons muito escuros e fechados na composição das suas fotos.

Imagine que você é uma mãe buscando atendimento para seu filho e encontra o perfil de três profissionais no Instagram. O primeiro tem muitas fotos vestindo preto, com baixa iluminação e tons escuros ao fundo. O segundo usa tons mais neutros, mas os combina com outras cores e utiliza bastante tons pastéis pois não gosta de tons vibrantes. O terceiro possui fotos ao ar livre, com composições coloridas.

Qual desses médicos você acha que transmite melhor a ideia de alguém que conseguirá lidar melhor com a criança durante a consulta? Provavelmente o terceiro, mas é provável que a mãe também opte pelo segundo por aparentar ser um profissional mais tranquilo, paciente.

O primeiro pode ser o melhor dentre os três profissionais, mas sua apresentação não condiz com sua especialidade – o que afasta os pacientes dele.

Por isso, analise! Qual cor faz mais sentido para sua atuação? O que você acha que seus seguidores desejam encontrar no seu perfil?

Luz

A luz é uma parte importantíssima de qualquer foto, ela pode ser o fator decisivo entre um clique bom ou ruim. Para auxiliar nesse aspecto, ative a opção HDR na câmera.

O ideal é que você sempre tire fotos em locais bem iluminados, dessa forma sua foto será nítida e não terá problemas com sombras. Mas evite tirar fotos embaixo de lustres ou muito próximo a outras fontes de luz não-naturais, isso pode fazer com que a foto fique “estourada” isto é: a luz pode deixar a imagem muito branca, o que reduz a qualidade de visualização.

Se possível, tente tirar suas fotos na luz natural, ela garantirá um ótimo efeito à imagem e a sua pele. Dentro do consultório, você pode se posicionar na frente de janelas e aproveitar a luz do Sol para tirar boas fotos para o Instagram.

As melhores horas para realizar capturas na luz natural são as chamadas Golden hour, elas ocorrem duas vezes ao dia: ao nascer e ao pôr do sol. Nesse período – que dura de 30 minutos a 1h – a iluminação é mais amena e não incomoda a visão, além disso o tom dourado da luz emitida é ótimo para fotografias.

Inclusive, se você tem sensibilidade a luz, uma outra dica é fechar os olhos segundos antes de tirar a foto e abri-los quando for realizar a captura.

Uma outra dica é: nunca se posicione contra a luz, esteja sempre de frente para a fonte de iluminação.

Câmera nativa do seu celular

Apesar do propósito ser tirar boas fotos para o Instagram, não recomendamos que você utilize a câmera do aplicativo pois sua qualidade costuma ser reduzida.

Sempre tire as fotos na câmera do seu celular, depois – caso sejam necessários – realize os ajustes para postar no Instagram.

Evite usar flash

Lembra da dica de não ficar tão próximo de fontes de luz? Então, ela também é válida para o flash.

Essa pode ser uma ótima ferramenta para fotografias, mas é necessário saber utilizá-lo. Na dúvida, evite! Usar o flash de modo errado pode dar um aspecto indesejado à sua fotografia, prefira usar até mesmo uma lanterna de outro celular em ambientes mais escuros, o resultado será bem melhor.

Evite usar zoom

É provável que o zoom diminua a qualidade da sua fotografia, além disso, para selfies esse recurso é totalmente dispensável, afinal você já está próximo à câmera.

Use a grade da câmera

grade da câmera
Grade da câmera

Alguns celulares possuem o recurso de ativar a grade da câmera, essa opção é ótima para ajudar a posicionar a câmera corretamente e evitar que o resultado final seja uma foto torta.

Você pode usar esse recurso de duas maneiras:

  1. Posicionar a pessoa ou objeto fotografado no quadro central.
  2. Utilizar a regra dos terços, isto é: posicionar a pessoa ou objeto fotografo em um dos pontos de intersecção da grade.

Se você tem um Iphone, vá ajustes > pesquise por “câmera” > habilite a opção “grade”.

No Android, abra a câmera > configurações > linhas da grade > habilitar grade.

E pronto, o recurso está ativado e você está pronto para tirar fotos alinhadas!

Bom ângulo

Escolher a posição correta da câmera já realiza cerca de 30% do trabalho para uma foto, porém a grande questão é: qual é essa posição?

O melhor ângulo varia de pessoa para pessoa, o ideal é que você realize testes para ver qual o seu melhor ângulo e então tirar fotos que o coloque em destaque.

Contudo, a melhor opção para selfies é o ângulo plano ou normal, isto é – sem inclinações. Porém evite posicionar o celular na altura dos olhos, coloque-o um pouco acima ou abaixo.

Caso deseje tirar fotos com a câmera traseira, mas não tenha alguém para te auxiliar. Posicione o celular numa superfície plana e configure o temporizador da câmera. Nossa recomendação é investir em tripés para resultados mais rebuscados.

Enquadramento

Você sabia que existem 7 enquadramentos principais no cinema? Alguns são mais famosos, outros nem tantos, mas você não precisa conhecer todos eles para saber como tirar uma boa foto para o Instagram. Você precisa se atentar a apenas uma regra: nunca corte sua foto em articulações, isto é: na altura dos punhos ou joelhos.

Além disso, para o Instagram, recomendamos capturas do busto até o rosto, esse enquadramento é ótimo para evidenciar o seu rosto e te conectar aos seus seguidores.

exemplo de como tirar boas fotos para o instagram
Fotografia de médica em plano médio curto (acima do busto)

Para esse enquadramento, mantenha o celular a uma distância média do seu rosto – se desejar utilize a grade da câmera para te ajudar. Caso não tenha alguém para te ajudar com a fotografia você pode optar por uma selfie com este mesmo enquadramento segurando o celular nas suas mãos ou o apoiando em alguma estrutura plana com o temporizador ativado.

Segure o celular corretamente

Segure o celular na vertical na palma da mão com os quatro dedos e faça a captura com polegar na tela ou no botão de volume. Utilize apenas uma mão para tirar a foto.

Caso tenha dificuldade, você pode ajustar o temporizador para não precisar acionar o botão de captura.

Dê preferência a imagens em vertical, pois esse formato se ajusta melhor aos stories e feed do Instagram.

Suas expressões fazem diferença

De nada adianta todo esforço para tirar uma boa foto e cativar sua audiência se você também não investir na sua expressão.

Alguns pontos são muito importantes para evitar uma expressão muito séria e nada amigável. Suspenda levemente as sobrancelhas e o queixo e olhe diretamente para a câmera. Caso não se sinta à vontade para tirar fotos sorrindo, tente suspender os cantos da boca suavemente.

Além disso, pratique suas expressões aumente e diminua o sorriso, procure seu melhor ângulo, incline um pouco a cabeça, semicerre os olhos, teste o que é melhor para você!

Algumas ferramentas podem ajudar

Ao longo desse artigo citamos algumas ferramentas que podem te ajudar a tirar boas fotos para o Instagram. Por isso, caso deseje, você pode investir em dois instrumentos que farão muita diferença:

O primeiro é um tripé, ele é ótimo para tirar fotos e pode ser uma bela ferramenta para te auxiliar em outro aspectos como gravar vídeos para stories ou até mesmo teleconsultas.

Em segundo lugar, considere investir em uma ring light para melhorar a iluminação das suas fotos. Esse instrumento é um ótimo substituo ao flash e te auxilia caso a luz natural seja um problema onde você mora!


E aí? Vamos colocar essas dicas em prática e movimentar as suas redes?

Entre em contato e tire todas as suas dúvidas:


+55 (71) 99602-6403

Ligue agora

Envie uma mensagem pelo WhatsApp