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Magnifying Glass Focused On The Word Success In A Vintage Dictionary

Dicionário do Marketing Médico

Assim como na Medicina, o vocabulário do Marketing Médico também possui suas peculiaridades. Afinal, quantas vezes você já escutou de amigos que estava falando grego quando usou algum termo médico? Acreditamos que muitas vezes! E se te dissermos que eles estavam de alguma forma corretos?

Isso acontece pois a maioria das expressões do jargão médico foram absorvidas do grego, mas você passou anos e anos se especializando para entender cada uma delas e hoje é fluente no “mediquês”.

Da mesma forma, a publicidade também conta com alguns termos mais complicados, mas entendemos que sua rotina é muito corrida para pesquisar o significado de cada uma das expressões a fim de montar a sua estratégia de divulgação. Então, pode ficar tranquilo que neste artigo iremos traduzir os principais termos do Marketing Médico para que você possa se tornar fluente também nessa língua!

Marketing Médico

Neste artigo iremos desvendar alguns termos do Marketing Médico. Então, nada melhor que começar desvendando o termo em si, concorda? Nesse sentido, Marketing Médico é o estudo do comportamento dos pacientes para empregar as melhores estratégias de divulgação na área de saúde. Na Sitese contamos com uma equipe multidisciplinar especializada em Marketing Médico para te ajudar a divulgar sua carreira de maneira exclusiva e atenciosa.

A

O que é Analytics?

“Analytics” é uma palavra de origem inglesa que significa “análise”. Ou seja, no marketing, este termo geralmente se refere à ferramentas de análise de tráfego em sites e aplicativos. Essas ferramentas são fundamentais para compreender o comportamento dos pacientes em suas plataformas e avaliar quais são as melhores estratégias de marketing para sua clínica ou consultório.

B

O que é B2B?

É uma sigla para business-to-business: relações de empresa para empresa. Porém, na área médica compreende a troca de serviços ou indicações entre clínicas ou profissionais de saúde.

O que é B2C?

É uma sigla para business-to-costumer, em contrapartida ao B2B, o B2C representa relações entre empresas e consumidores. É mais comum que o B2B na área médica. Diz respeito às trocas entre profissionais da saúde e seus pacientes.

O que é Backlink?

Back é um termo inglês que significa “de volta” ou “atrás”, backlinks nada mais são que links de redirecionamento para outras páginas. Esses links são posicionados estrategicamente nos textos e tem como interesse aumentar o envolvimento do seu paciente com o assunto em questão, bem como gerar tráfego qualificado para suas páginas. Os backlinks podem ser:

  • De entrada: posicionados em sites que não o seu.
  • De saída: links do seu site que redirecionam o paciente para páginas fora do seu domínio
  • Internos: links do seu site ou blog que guiam o leitor para outra página de seu site ou blog.

O que é Benchmarking?

Estudo e análise aprofundada do mercado em que sua especialidade está inserida. Ao realizar o benchmarking, avaliamos estratégias que tem funcionado para seus concorrentes e aperfeiçoamos essas táticas para o seu marketing.

O que é Brainstorming?

Este é um termo que se popularizou bastante graças à publicidade. A interpretação literal da palavra seria “tempestade do cérebro”, mas na verdade se refere a uma tempestade de ideias obtidas a partir de dinâmicas em grupo. Essa é uma ótima ferramenta para o planejamento e desenvolvimento de projetos pois explora o potencial criativo de todas as partes envolvidas na divulgação da sua clínica ou consultório.

O que é Branding?

Branding é uma palavra de origem inglesa que se refere à gestão de marca. Ou seja, é tudo aquilo que envolve a identidade visual, o posicionamento estratégico e a voz da sua clínica, isto é: a maneira como seus pacientes te percebem e o modo como você se comunica com eles. 

O que é Briefing?

Briefing é uma palavra inglesa que significa “resumo”. Em publicidade, o briefing nada mais é que o momento inicial antes de darmos início ao processo criativo. Por isso, no briefing constam todas as informações necessárias sobre a sua clínica e a imagem que você quer passar. É um documento para uso interno da agência.

O que é Budget?

Budget nada mais é que o orçamento que você tem disponível para investir no seu marketing ou em campanhas específicas.

C

O que é CAC?

Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é o quanto você gasta para obter um novo paciente. Dessa forma, trabalhamos sempre para impedir que seus gastos sejam maiores que seu retorno.

O que é Calendário editorial?

Planejamento da frequência, conteúdo e data das publicações do seu blog e/ou redes sociais com base no tipo de interação que você deseja ter com seus pacientes. Funciona como um cronograma da sua estratégia de marketing.

O que são Canais?

As plataformas de comunicação entre você e seus pacientes.

O que é Case?

Um trabalho realizado na área de publicidade ou marketing. Clique aqui e conheça alguns dos nossos cases de sucesso!

O que são Chatbots?

São programas utilizados para automatizar o atendimento em plataformas de conversas online. Esses programas visam simular o comportamento humano para dar a impressão de que o paciente está em contato com uma pessoa, não uma máquina.

O que é Conversão?

Este é um dos principais termos do marketing digital, pois serve para verificar o sucesso de estratégias implementadas. A conversão acontece sempre que um paciente realiza a ação que você deseja dentro de seu site, seja preencher um formulário ou clicar num botão de contato.

O que é Costumer Experience?

Customer Experience (CX), ou Experiência do Cliente (em português) diz respeito às impressões que o paciente tem após todo o processo de interação com a sua marca, desde o primeiro contato à finalização da consulta.

O que é CPA?

Custo por Aquisição (CPA). Método de cobrança calculado com base nas conversões realizadas. O débito nos serviços de anúncios pagos (Facebook Ads, Google Ads, LinkedIn Ads etc) é consumido de acordo com ações específicas que os pacientes realizam dentro do seu site ou rede social.

O que é CPC?

Custo por Clique (CPC). Método de cobrança calculado com base nos cliques em seus anúncios.

O que é CRM?

Apesar de você conhecer CRM como “Conselho Regional de Medicina”, no marketing essa é uma sigla para Costumer Relationship Management que pode ser traduzido como “Gerenciamento de Relacionamento com Clientes”. Geralmente, a sigla se refere à softwares que armazenam dados do paciente, bem como sua interação com eles. É uma ferramenta fundamental para entender o comportamento do seu público e desenhar estratégias voltadas especialmente para o tipo de paciente que você deseja atrair ou fidelizar.

O que é Cross-Sell?

Cross-sell é um termo inglês que basicamente significa cruzamento de vendas. É a tendência de oferecer produtos parecidos aos consumidos originalmente pelo cliente. Na Medicina, um exemplo de cross-sell seria oferecer a um paciente que busca por peeling químico um combo com outros procedimentos estéticos como microagulhamento ou realização de preenchimento cutâneo.

O que é CTA?

Call-To-Action é uma chamada para ação, isto é: um incentivo para que o paciente desempenhe alguma atividade.

D

O que é Domínio?

É o endereço eletrônico do seu consultório ou clínica, ou seja, o link do seu site.

E

O que é E-mail Marketing?

Estratégia de Marketing que visa manter contato recorrente com seus pacientes através da automação de e-mails. É uma forma de manter a comunicação direta com as pessoas que tem interesse nos seus atendimentos e, dessa forma, fortalecer a relação médico-paciente.

O que é Engajamento?

Interação dos pacientes com o conteúdo da marca em um site, rede social e até mesmo e-mail. Pode ser metrificado através de curtidas, comentários, respostas, cliques em links etc.

F

O que é Facebook Ads?

Facebook Ads é a plataforma de anúncios pagos do Facebook. Apesar do nome, a plataforma não se restringe somente ao Facebook, é possível criar campanhas e estratégias de divulgação também dentro do Instagram. “Ads” é uma abreviação da palavra “advertisement” que significa nada mais nada menos que “propaganda”.

O que é Follow-up?

Esse já é um termo bastante conhecido na área médica e seu sentido não é muito diferente na publicidade. Follow up é uma expressão da língua inglesa que significa acompanhar. Realizamos o follow-up para monitorar os resultados de um projeto e nos certificar que sua estratégia de marketing entregue sempre os resultados desejados.

O que é Funil de vendas?

São as etapas em que os potenciais pacientes se encontram no processo de marcação.

Topo do funil (ToFu): a primeira parte de uma estratégia, na qual você precisa captar pessoas, principalmente aquelas que não te conhecem ainda.

Meio do funil (MoFu): é onde estão as pessoas que já tiveram um primeiro contato com você e agora que você conseguiu chamar a sua atenção, é preciso fazer elas ficarem mais tempo e amadurecer o relacionamento.

Final do funil (BoFu): onde se encontram aquelas pessoas que estão prontas para um passo a mais, ou seja, marcar uma consulta, adquirir algo de você, indicar para um amigo, etc.

G

O que é Google Ads?

Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. “Ads” é uma abreviação da palavra “advertisement” que significa nada mais nada menos que “propaganda”. Os anúncios do Google Ads podem aparecer na rede de pesquisa, rede de display (em formato de banners em sites) ou em vídeos do YouTube.

O que é Google Meu Negócio?

Ferramenta de divulgação do Google que funciona como uma espécie de cartão de visita na rede de buscas da plataforma. É uma ótima estratégia para te conectar a potenciais pacientes e transmitir profissionalismo já no primeiro momento.

I

O que é Inbound marketing?

Também conhecido como “novo marketing”, o Inbound Marketing ou Marketing de entrada foca na atração de potenciais pacientes para o seu consultório. O intuito dessa estratégia é chamar a atenção do paciente para que ele procure por você e não o contrário.

K

O que são KPIs?

KPIs ou Key Performance Indicators são indicadores de performance definidos na elaboração da sua estratégia de marketing. Eles funcionam como pontos de análise e são essenciais para observar o progresso das suas campanhas.

L

O que é Landing page?

Traduzida como “página de aterrisagem”, a landing page é justamente a página pela qual o visitante entra no seu site. Geralmente essa página tende a ser utilizada como uma página de conversão, isto é: páginas com o intuito de converter os visitantes em pacientes através da realização de uma ação específica como o preenchimento de um formulário ou uma tentativa de contato.

O que são Leads?

Potenciais pacientes! São pessoas que, de alguma forma, demonstraram interesse em seus atendimentos ou procedimentos.

O que são Links patrocinados?

Anúncios pagos exibidos em destaque nos resultados de uma pesquisa, é o caso do Google Ads.

M

O que é Marca?

De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial): “Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”.

Ou seja: marca é a sua identidade profissional, a imagem que os pacientes têm de sua clínica ou consultório. De um modo geral é o seu valor diante do público e o que te diferencia dos concorrentes.

O que é Marketing de conteúdo?

Estratégia empregada para atrair público através da produção e publicação de conteúdos de valor como textos em blog, posts em redes sociais, infográficos, vídeos e ebooks. É uma peça fundamental do inbound marketing.

O

O que é Outbound marketing?

Conhecido também como “marketing tradicional” ou “marketing de interrupção”, é o método de divulgação em que a publicidade vai até os consumidores em vez de atraí-los. Outbound é um termo da língua inglesa que significa saída, por isso o outbound marketing realiza esse movimento de buscar potenciais pacientes.

P

O que é Palavra-chave?

De um modo geral é a palavra (ou as palavras) que resume a ideia central de um texto. No marketing, é um termo que define o foco de um conteúdo, seja uma pesquisa ou uma publicação em blog. É um ponto muito importante para otimização de SEO e campanhas de anúncios pagos.

O que é Persona?

A representação ideal de um paciente. Enquanto o estudo do público-alvo funciona de maneira mais genérica mapeando os dados do seu público, a definição da persona projeta um paciente com características demográficas e comportamentais com base nos dados do público-alvo.

Nesse sentido, a definição de uma persona é muito importante para direcionar de maneira mais eficaz todos os conteúdos produzidos para sua estratégia de marketing.

R

O que é Remarketing ou retargeting?

A exibição de anúncios da sua marca em outras páginas após um potencial paciente visitar o seu site. A intenção dessa tática é reforçar sua mensagem para pessoas que já tiveram contato com ela anteriormente e aproveitar o interesse do usuário nos serviços que você oferece.

O que é ROI?

ROI é uma sigla para Return On Investment, que em português significa: retorno sobre investimento. É uma métrica utilizada para garantir a lucratividade dos seus investimentos em marketing.

S

O que é Segmentação?

Método utilizado para otimizar as estratégias de marketing a partir do direcionamento de campanhas específicas para um público qualificado. Utilizamos critérios como região, faixa etária, poder aquisitivo, gênero etc para criar uma comunicação personalizada para o paciente que você deseja atingir.

O que é SEO?

Search Engine Optimization (Otimização de Mecanismos de Busca) é o conjunto de táticas utilizadas por nós para otimizar sua página e a qualidade de seus anúncios.

O que é SERP?

Sigla para o termo Search Engine Results Page, que nada mais é que página de resultados dos mecanismos de busca.

T

O que é Target?

Target é o seu público-alvo. Representa as pessoas que você deseja atrair para sua clínica ou consultório com a sua estratégia de marketing.

O que é Tráfego orgânico?

Tráfego orgânico são todas as visitas que você recebe no seu site a partir de resultados exibidos na página de pesquisa de acordo com a relevância do conteúdo para quem está buscando. Não é uma ferramenta paga e depende de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), número de visualizações do conteúdo, tempo de publicação etc. Apesar de ser uma ótima ferramenta a longo prazo, alcançar resultados com ela demanda tempo.

O que é Tráfego pago?

Tráfego pago é a estratégia de investir em anúncios publicitários na internet para atrair público (tráfego) para a sua página. Essa ferramenta demonstra resultados imediatos e expressivos, pois foca em potenciais clientes aparecendo na sua rede de pesquisa de forma discreta, como se fosse parte de uma pesquisa orgânica.

U

O que é Upsell?

Upsell vem do inglês up (acima) + sell (vender). É basicamente a técnica de oferecer a variação de um mesmo produto, mas com características mais robustas. Por exemplo, vamos supor que uma dermatologista realiza peelings químicos, o upsell deste procedimento seria criar um combo com 3 sessões de peeling. Esse método contribui para a experiência do paciente ao mesmo tempo que, quando bem aplicado, traz melhores resultados para o profissional.

V

O que é Vantagem competitiva?

Características que diferenciam sua imagem profissional dos concorrentes e permite que sua publicidade gere mais valor para potenciais pacientes.

W

O que é Webinar?

Conhecido como “webnário” na língua portuguesa, é como o nome sugere um seminário apresentado na web. Pode ser uma aula, um debate, uma palestra, uma entrevista ou qualquer outro conteúdo vídeo ao vivo ou gravado.

E aí? Alguma das estratégias apresentadas aqui te chamou atenção? Se sim, sinta-se a vontade para entrar em contato conosco que adoraremos te ajudar a divulgar sua clínica ou consultório!