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Noções básicas sobre o Google Ads

Com toda a certeza, aparecer no maior buscador do mundo é um desejo de muitos profissionais. Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a compreender como funciona o Google Ads e a importância de anunciar nessa plataforma.

O tráfego pago do Google Ads te permite ser encontrado pela ferramenta de pesquisa do Google de forma mais eficiente. Bem como, com um volume muito maior. Hoje, essa é uma das principais ferramentas que os médicos utilizam para captação de consultas.

Ao fazer uma pesquisa, geralmente os 3 ou 4 primeiros sites dos resultados da busca possuem uma TAG escrito “Anúncio” do lado esquerdo. Essa TAG indica que esse site está anunciando pelo Google Ads. Esses anúncios são gerados pelas campanhas que criamos na ferramenta do Google.

Como funciona o Google Ads?

Antes de mais nada, é importante que você tenha um site para anunciar no Google. Dado este primeiro passo, partimos para a configuração da sua conta. Para que seus anúncios sejam o mais eficiente possível, é feito uma série de configurações na ferramenta, por exemplo:

  • Definição do público que você quer alcançar: gênero, idade, comportamentos que essa pessoa costuma ter, entre vários outros filtros que podemos utilizar;
  • Definição da faixa de renda que esse público-alvo deve ter de acordo com o seu serviço. Essa configuração tem como intuito que a renda média do visitante do seu site seja condizente com o valor que você cobra pelo seu serviço;
  • Definição de quais bairros são interessantes para você. Sendo assim, em quais bairros o seu público-alvo mora ou trabalha? Qual a distância máxima entre sua clínica e o seu paciente para que ele ainda possa ver os seus anúncios?
  • Definição de como a pessoa tem que pesquisar para conseguir te encontrar. Colocaremos variações de como os seus pacientes costumam escrever nas pesquisas. Portanto, colocaremos pesquisas pela sua especialidade, procedimentos que você executa, tratamentos que você oferece, condições e doenças que você trata, entre outras variações de pesquisas;
  • Definições de uma série de características técnicas que são importantes para garantir o bom funcionamento da sua campanha. Por exemplo: rastreio das conversões, anúncios responsivos, remarketing, Google Tags, Meta Pixel, Smartlook, entre várias outras configurações.

Depois das configurações iniciais, você colocará um crédito no Google para servir como verba de campanha. Esse crédito será consumido à medida que as pessoas entrem no seu site através dos anúncios. Mas esse valor só é gasto quando uma pessoa, de fato, clica no seu anúncio. Ou seja, se você apareceu em uma pesquisa e a pessoa não entrou no seu site, você não gasta nada, ok?

Você está colocando no seu site pessoas que estão no perfil que você busca, que tem uma renda condizente com o valor que você cobra nas suas consultas e procedimentos. Além disso, estão localizadas nas regiões que você atende ou que você tem interesse e, mais importante, estão buscando o que você está oferecendo. Quando essas pessoas clicam no seu anúncio e encontram um site bem construído, atrativo, completo e fácil de utilizar, não há motivos para que elas não entrem em contato, concorda?

Quanto devo colocar no Google Ads?

Para médicos, recomendamos que iniciem com cerca de R$ 1.000,00 mensais na verba de campanha. Para clínicas e empresas esses valores podem ser maiores. Esse crédito será utilizado pelo Google para exibir os seus anúncios nas pesquisas. E como esse valor é consumido?

Quando a gente fala dos R$ 1.000,00 mensais, estamos falando em um valor de referência que iremos administrar ao longo do mês. Mas, na verdade a verba que liberamos para o Google é diária. Funciona mais ou menos assim, digamos que você colocou esse valor de R$ 1.000,00 nas campanhas do Ads para administrarmos por um mês. Para fazer com que esse valor dure o mês inteiro, liberamos mais ou menos cerca de R$ 50,00 por dia útil. Ou seja, todo dia útil – no início do dia – o Google libera R$ 50,00 na sua campanha.

Digamos que você seja um ortopedista e esteja anunciando utilizando a palavra “médico ortopedista”, e que para essa palavra o Google cobre R$ 5,00 por clique. Isso quer dizer que, após 10 pessoas entrarem no seu site no dia a verba vai acabar e você vai parar de aparecer. Mas até então você terá 10 chances de agendar uma consulta, concorda?

Investimento e resultados andam lado a lado

Com o tempo o Google vai se tornando cada vez mais a assertivo em mostrar os seus anúncios somente para pessoas que realmente querem agendar a sua consulta. O que torna as suas campanhas mais rentáveis e com escala cada vez maior.

Então, vamos dar um exemplo prático do que geralmente acontece com os nossos clientes:

Digamos que a sua consulta custa R$ 400,00, e que você inicie suas campanhas no Google com a verba sugerida de mil reais. Nos primeiros 3 meses, recomendados aos nossos clientes que não aumentem essa verba, então acontece o seguinte cenário:

  • No primeiro mês você investe mil reais e consegue agendar 4 consultas.
  • No segundo mês você investe mil reais e consegue agendar 7 consultas.
  • No terceiro mês você investe mil reais e consegue agendar 6 consultas.
  • A partir do quarto mês os resultados sobem sensivelmente. Isso acontece por conta das otimizações com base nas conversões (explicaremos a seguir) e você consegue agendar 11 consultas.

Quando chegar nesse momento você estará muito feliz com o resultado. É provável que deseje ainda mais visibilidade com o Google. Então, você aumenta o seu investimento para dois mil reais. Agora, em vez de aparecer para 10 pessoas por dia, você irá aparecer para 20 pessoas por dia, dobrando as suas chances de agendar as consultas e consequentemente o seu resultando.

Resultados para toda a vida

Com o tempo você vai aumentando cada vez mais sua verba de campanha até acabar a sua disponibilidade de horários ou então chegar na saturação, momento em que não adianta você aumentar mais a verba de campanha que o Google não consegue entregar seu site para pessoas suficientes dentro dessa estratégia inicial. Por exemplo, se você colocar R$ 5.000,00, no final do mês o Google só conseguiu gastar R$ 4.200,00, então você ainda terá um crédito de R$ 800,00.

Quando chegar nesse momento você já terá um resultando extremamente significante. Mas ainda assim existem novas estratégias que conseguimos empregar para você continuar aumentando cada vez mais a eficiência e o retorno das suas campanhas.

Nesse exemplo utilizamos apenas o valor da consulta inicial como base para você ter noção dos resultados. Contudo, vale lembrar que várias especialidades têm foco nos procedimentos (como ortopedistas, neurocirurgiões, cirurgiões plásticos, entre muitas outras) ou na recorrência que esses pacientes trarão (como ginecologistas, geriatras, pediatras, nutrólogos, entre várias outras especialidades). O retorno real tende a ser muito maior do que esse retorno calculado diretamente do resultado da campanha.

O que são conversões no Google Ads?

A conversão, no Google Ads, é quando uma pessoa pesquisa por alguma coisa que leve ao seu anúncio. Então, ela clica para entrar no seu site e depois toma alguma ação específica que você quer rastrear dentro do seu site. Por exemplo, clicar no botão do WhatsApp para entrar em contato.

Por que é importante fazer o rastreio das conversões no Google Ads?

Com o rastreio das conversões é possível que possamos otimizar as pesquisas e filtrar cada vez mais quem pode ver os seus anúncios.

Funciona mais ou menos assim: digamos que você é um ortopedista de mão; uma pessoa que está na região que você tem interesse, que possui o perfil do seu público-alvo pesquisou no Google “cirurgião de mão”, após fazer essa pesquisa ela encontra o seu site nos anúncios e clica para entrar nele. Depois que essa pessoa entra no seu site, vê suas informações e decide entrar em contato para agendar uma consulta. Para isso, ela clica no botão do WhatsApp do seu site que leva até o contato direto com as pessoas responsáveis por fazer o agendamento. No momento em que ela clica no botão do WhatsApp, o seu site irá avisar o Google o seguinte: “Essa pessoa que você trouxe pelo anúncio entrou em contato”.

Ok, mas porque isso é tão importante? O Google com o tempo começa a aprender quem de fato entra em contato após entrar no seu site. Cada vez mais ele consegue mostrar o seu anúncio somente para quem vai tomar uma ação após esse acesso inicial. Isso é extremamente importante porque, como no Google os gastos são diretamente relacionados com a quantidade de pessoa que entram no seu site, ter cliques que convertem mais, significa que você terá melhores resultados utilizando a mesma verba de campanha.


E aí? Deu para entender como funciona essa plataforma? Na Sitese, realizamos desde a criação de um site otimizado à observação das suas campanhas. Caso tenha interesse, não hesite em falar conosco!

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