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Marketing Médico Humanizado

É provável que você já ouviu falar em atendimento humanizado. Mas sabia que ele pode e deve se estender para sua estratégia de Marketing?

A saber, a humanização na saúde busca construir relacionamentos de qualidade entre profissionais e pacientes com base numa postura acolhedora, ética e gentil. Essa abordagem leva em consideração não só os aspectos físicos, mas também o lado emocional do paciente. Tendo em vista toda a sua complexidade enquanto ser humano para potencializar tratamentos e resultados.

Além dos benefícios ao quadro clínico do paciente, o atendimento humanizado também é vantajoso para sua jornada dentro de uma clínica ou consultório. Ao receber atenção e suporte de forma acolhedora, a pessoa atendida tende a se consultar novamente, bem como indicá-lo a outras pessoas.

Por isso que essa abordagem não deve ficar apenas entre as paredes do consultório. Então, a amplie para todos os canais de comunicação da equipe médica com seus pacientes. É nesse sentido que o Marketing Médico Humanizado pode auxiliar o profissional de saúde.

O que é Marketing Médico Humanizado?

Acima de tudo, o Marketing Humanizado é uma maneira de aproximar marca e público através de pilares como emoção, empatia e ética. Bases bem parecidas com as do atendimento humanizado, concorda?

Por um lado, o atendimento humanizado compreende que a pessoa que busca por auxílio médico necessita de atenção e acolhimento. Por outro, o Marketing humanizado emprega estratégias para que esse paciente sinta que está lidando com um profissional gentil e qualificado. Mas como isso é feito?

Primeiro, um ponto fundamental difere as abordagens em ambas as áreas. Isto é: no atendimento humanizado a perspectiva é do olhar do médico para o paciente, no marketing humanizado os papéis se invertem. Ou seja, trabalhamos para construir ou manter sua imagem a partir do olhar do paciente.

Sendo assim, vamos relembrar um pouco algumas das características da humanização na saúde. Elas são: acolhimento, ambiência, escuta ativa, gestão participativa e cogestão. Todas essas características podem e devem também estar presentes em sua estratégia de marketing. Então vamos ver como elas se relacionam?

Acolhimento

O acolhimento é um reconhecimento das necessidades do seu paciente. No Marketing, isso significa que você deve observar e conhecer seu público, para assim utilizar suas plataformas com uma linguagem que os atinja. Fale sobre o que seu paciente quer saber, esclareça suas dúvidas através de posts ou stories, mas se comunique sempre tendo em vista eles.

Ambiência

Assim como a sua clínica ou consultório deve ser aconchegante, o ambiente virtual deve se apresentar da mesma forma. Por isso, invista em design e uma construção de marca forte para criar um ambiente virtual acolhedor.

Escuta Ativa

Durante um atendimento, a escuta ativa aumenta a eficácia do tratamento. Sem dúvida, nas redes sociais essa tática pode também melhorar a percepção do público sobre sua marca. Por isso, mostre ao paciente que ele está sendo visto! Não espere que a interação parta somente dele. Por exemplo, responda e curta comentários na medida do possível.

Gestão participativa e cogestão

Aliada a escuta ativa, essa tática busca compreender quais são os interesses dos seus pacientes. Assim como guiar suas estratégias com base nos resultados obtidos ao longo de suas campanhas.

Benefícios do Marketing Humanizado

A princípio a humanização da marca ajuda a melhorar sua imagem na área. Além disso, traz inúmeros benefícios para sua relação com o paciente.

A interação mais humana permite que você se destaque em meio a tantos perfis automatizados que frustram os pacientes. Além de entregá-los uma experiência de valor além de fortalecer os valores da sua própria marca.

Uma abordagem mais acolhedora mexe diretamente com o lado afetivo dos pacientes. Isso faz com que eles desenvolvam um senso de identificação com o profissional. Ademais, se tornam pacientes fiéis e indicam os seus atendimentos para parentes ou amigos.

Além disso, ao conhecer melhor o seu público através das estratégias empregadas no Marketing Humanizado, você pode potencializar suas campanhas. Uma vez que elas serão mais assertivas já que você já conhece os seus pacientes.

Como Implementar o Marketing Humanizado

Agora que você já sabe como acontece a humanização através do Marketing, vamos te mostrar como podemos te ajudar a implementar essa estratégia!

Pesquisa de público

Antes de desenvolver qualquer estratégia de Marketing, uma pesquisa de público é fundamental para saber a quem direcionar suas campanhas e conteúdos. No caso do Marketing Humanizado, este ponto é ainda mais importante.

Caso você seja um cliente Sitese, não se preocupe! Estudamos atenciosamente não só o seu público, como também os outros especialistas da área para te oferecer a melhor estratégia de acordo com a sua atuação 😊

Caso não seja, pode entrar em contato com a gente por aqui.

Engajamento nas redes sociais

As redes sociais funcionam hoje como uma grande janela para profissionais de saúde. É por lá que a maioria dos médicos recebem indicações. E é por lá que você pode estender sua conversa com o paciente para além das paredes do consultório.

Por isso, é importante que você tenha uma presença digital marcante e autêntica. Mas isso sem fazer uso de bots ou ferramentas de automatização de contato!

Lembre-se, o foco aqui é uma interação humanizada com o seu paciente. Então, invista numa gestão de redes sociais que leve em consideração essa especificidade. Assim como todas as outras que você venha a ter, esse é um dos princípios da Sitese.

Marca forte

Não adianta nada ter um excelente atendimento e uma presença marcante nas redes sociais, se seus valores não estão alinhados á sua marca.

É a partir de uma identidade forte e concisa que as características que tornam seu atendimento acolhedor e gentil transpassam as paredes do consultório.

A padronização da linguagem, tom de voz, imagem, identidade é fundamental para um senso de identificação com o paciente. Por isso, tenha certeza de que a sua marca transmite todos os valores que você deseja passar.

Temos em mente que o seu paciente busca mais que um perfil, mas um profissional qualificado. Por isso, estamos dispostos a te ajudar a construir uma relação duradoura com o seu público. Que tal batermos um papo para falar sobre isso?