Marketing para médicos no TikTok: Conquiste pacientes pela plataforma

Nos últimos anos, empresas e organizações aderiram ao TikTok como forma de atrair um público maior, criar conexão com seus seguidores e convertê-los em clientes.

A rede social, que permite aos usuários criarem vídeos curtos e interativos, teve seu “boom” durante a pandemia da Covid-19 e se tornou bastante popular entre os usuários mais jovens. Desde então, muitos profissionais de saúde começaram a utilizar a plataforma para alcançar uma audiência mais ampla.

Uma boa aposta de marketing médico e digital, o TikTok pode te ajudar a se conectar com uma nova geração de pacientes e aumentar seus atendimentos, te destacando na sua especialidade médica.

Você quer criar um perfil no TikTok, mas não sabe como começar? Segue lendo que a gente te ajuda!

Como posso criar um perfil profissional no TikTok?

1º – Crie uma conta e defina o nome de usuário

O primeiro passo para criar o seu perfil de médico no TikTok é baixar o aplicativo em seu celular e criar uma conta usando um número de telefone ou endereço de e-mail.

Como criar conta no TikTok

Para definir seu nome de usuário, escolha um que reflita a sua área de atuação ou especialidade, assim as pessoas podem encontrar e identificar facilmente o seu perfil.

Se você é um dermatologista, por exemplo, você pode destacar essa informação já na definição do seu nome de usuário.

Passo-a-passo para criar perfil no TikTok

2º – Preencha seu perfil e defina uma descrição adequada

Termine de preencher seu perfil com uma foto que mostre seu rosto e suas informações de contato, como seu endereço de e-mail e site, para que os seguidores possam entrar em contato com você.

Colocando uma foto no TikTok

Importante: Lembre-se de destacar a sua especialidade ou área de atuação, podendo colocar também o seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) e Registro de Qualificação de Especialização (RQE) na plataforma.

Descrevendo sua biografia no TikTok médico

Veja o exemplo da Dra. Camilla Totti, oftalmologista e cliente da Sitese, que já conta com um perfil no TikTok:

Perfil médico de uma médica cliente da Sitese no TikTok

Com a sua presença no TikTok, a médica especialista em olhos consegue tirar as maiores dúvidas dos seus pacientes, cria conteúdos que interagem com grandes discussões do momento relacionados a sua área de atuação e se estabelece como uma referência e autoridade na oftalmologia.

Com o link na biografia do perfil, os potenciais pacientes podem ter acesso direto aos contatos da oftalmologista e marcar uma consulta de forma mais rápida e prática.

Anexo de link na biografia

Agora que sua conta já está criada e com suas informações, chegou a hora mais importante: Definir uma estratégia e planejar o seu conteúdo!

Como escolher conteúdo para o TikTok?

Conforme você for se adaptando e entendendo mais a plataforma, mais conseguirá definir o exato nicho que deseja alcançar.

Mas aqui vão duas sugestões sobre o que levar em consideração ao pensar em conteúdo para o seu perfil de médico do TikTok:

Foque em qualidade e frequência de conteúdo

Mais é mais! Nem todos os seus vídeos vão viralizar, por isso é importante manter uma assiduidade na hora de publicar. Quanto mais você publica, maiores são as chances do seu TikTok médico ser reconhecido.

No entanto, é ainda mais importante prezar pela qualidade do conteúdo postado. Como médico, é indispensável manter o tom profissional e ético nos seus vídeos publicados no TikTok.

Pense em como alcançar seu público-alvo no TikTok

Mesmo que o TikTok possa simplesmente bombar o seu vídeo sem critério específico algum, ele proporciona algumas ferramentas que podem te ajudar a popularizar os seus vídeos médicos, como é o caso das hashtags.

Saiba definir bem quais as palavras-chaves que poderão levar o seu conteúdo direto ao público-alvo almejado.

Algumas estratégias vão permitir que seu vídeo tenha mais chances de ser visto também, tais como:

  • Uso de Hashtags: Uma dica valiosa é colocar o nome do procedimento ou doença abordado no vídeo como uma hashtag. Na descrição, você pode destacar como # também a sua especialidade e o local que atua.  
  • Título atrativo: O título do vídeo também é importante na hora de prender a atenção do espectador à primeira vista. Assim, é essencial que você pense em algo que seja atrativo ao conteúdo que está apresentando.
  • Legendas: A inclusão de legendas nos vídeos é fundamental para garantir a acessibilidade do seu conteúdo aos potenciais pacientes. Atualmente, existem diversos aplicativos disponíveis que fazem a legenda automática de vídeos, inclusive o próprio TikTok. No entanto, é importante verificar com antecedência se elas estão corretas, evitando erros que possam confundir o público.

O que evitar ao usar o TikTok como médico?

Estar na posição de médico no TikTok é muito delicado. Nem todo conteúdo é considerado ético ou vai ser favorável para sua credibilidade e imagem.

Esteja atento as resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) em relação a publicidade e exposição de pacientes e leve em consideração os seguintes pontos:

Não seja sensacionalista

A disseminação de informações sensacionalistas ou alarmistas é antiética e traz riscos para os seus seguidores, além de afetar a sua própria credibilidade como médico e de toda a classe.

Não exponha seus pacientes

Em hipótese alguma poste fotos, vídeos ou conte histórias que exponham de alguma forma seus pacientes.

Para falar de um procedimento, você pode demonstrar de outras formas como funciona a técnica, como utilizando livros ou ilustrações.

Não poste “Antes X Depois”

Como dito anteriormente, é vedada por lei a exposição do paciente, ainda que com seu consentimento.

Você pode criar um vídeo falando sobre os procedimentos que realiza e tirando as dúvidas mais frequentes do seu público, para quebrar qualquer objeção em realizar e deixá-los mais seguros.

Não prometa resultados

Cada caso é individual, assim, não é possível dar a garantia de que você vai resolver nenhum problema.

Não divulgue preços

Não divulgue preços de serviços e nem promoções. A prática é vedada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), que a caracteriza como concorrência desleal.

O que posso postar no TikTok médico, afinal?

Como mencionamos antes, o TikTok é uma plataforma em que você poderá mostrar autoridade e se tornar uma referência na sua especialidade médica.

Por isso, é interessante que você discuta temas que são de interesse público e que você domine, de forma clara e informativa.

Conte as dúvidas que recebe com frequência no seu escritório e interaja com seus seguidores.

No seu TikTok médico, você também pode abordar temas como a importância da alimentação saudável, atividade física, prevenção de doenças, bem-estar mental e outras questões importantes de saúde pública. 

Uma boa prática na rede social vai permitir que o paciente em potencial fique ciente das suas habilidades e queira marcar uma consulta com você.

Não esqueça: Você está gravando para um público potencialmente jovem, que precisa entender o que você está falando.


Veja abaixo alguns estilos de conteúdo que podem ser interessantes para o seu TikTok médico:

Cortes de vídeos

Uma das estratégias mais utilizadas por médicos é o corte de vídeos. Você deu uma entrevista e achou que teve colocações legais? Faça recortes de até 60 segundos e coloque na plataforma.

Quanto mais recortes, mais as chances de algum deles interessar um público amplo e gerar informação.

Mostre sua realidade fora do consultório

Ser humano também é importante! Quando você mostra um pouco da sua rotina e dos bastidores da vida de médico, você gera conexão com o público e passa a gerar mais confiança no seu trabalho e em você como profissional.

Dica: Faça fast vlogs. Nestes vídeos, você pode fazer registros do dia a dia, mostrando tanto momentos em consultórios, quanto hábitos diários de cuidado pessoal, por exemplo.

Seja informativo

Use seu TikTok médico para abordar questões médicas relevantes, como sintomas de uma doença, opções de tratamento ou hábitos saudáveis ​​para incorporar na rotina.

Crie conteúdos úteis que possam responder às questões verdadeiras dos seus seguidores, escute as dores deles.

Para isso, você pode utilizar as opções de dueto ou costurar. As ferramentas permitem que você colabore com um vídeo que já existe, tanto para reforçar o que é dito, quanto para desmentir informações falsas.

Além disso, as ferramentas também permitem que sejam feitos reacts, em que você pode dar sua opinião sobre um determinado conteúdo exposto em plano de fundo.

Em síntese: Escolha bem seus conteúdos, seus potenciais pacientes certamente não buscam ver no seu perfil um médico dançando as músicas mais populares do TikTok.  

Em contrapartida, você pode ficar ligado nas “trends” mais famosas do momento e adaptá-las para o seu nicho. Esses conteúdos comumente geram um bom engajamento e podem te trazer retornos ainda maiores na rede social.


Exemplos de médicos bem-sucedidos no TikTok

Como dito anteriormente, diversos médicos criam ou exportam conteúdo para o TikTok atualmente e obtém sucesso na plataforma.

Em alguns casos, médicos já conhecidos nacionalmente migram para a rede social de vídeos rápidos na intenção de alcançar um público novo, como é o caso do Dr. Dráuzio Varella.

No seu perfil do TikTok, um dos médicos cancerologistas mais conhecidos do país cria recortes dos próprios vídeos que são postados de forma integral no YouTube, criando um link entre os dois perfis.

A estratégia utilizada por Dráuzio no seu Tik Tok médico é importante para gerar tráfego orgânico (SEO) – entre as páginas, com o uso do backlink.

Nessa série de vídeos sobre o hábito de fumar, alguns conteúdos são entregues pelo “algoritmo” com mais facilidade do que outros.

Mas, por se tratar de cortes, um vídeo pode acabar levando um espectador a assistir os demais, o mantendo dentro da página do médico por mais tempo.  

Publicações do Dr. Dráuzio Varella em seu perfil

A nossa cliente, Dra. Camilla Totti, também é um exemplo de como a presença do médico no TikTok pode uma ser importante ferramenta de marketing médico.

Na rede social, a oftalmologista também compartilha um pouco da sua rotina diária, além de conteúdo informativo e envolvente para educar os pacientes e conta com milhares de visualizações.

Publicações da Dra. Camilla em seu perfil médico

Tanto o Dr. Dráuzio quanto a Dra. Camilla conseguiram estabelecer uma presença significativa no TikTok, que impactaram positivamente nas suas carreiras e na relação com seus pacientes.


Se você deseja expandir sua presença profissional e maximizar o impacto que você pode ter como médico, não deixe de ler também sobre a importância do marketing médico.


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