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Metas SMART: Construção de pilares para uma carreira sólida

Houve um momento em que seu maior objetivo era se formar na faculdade ou realizar sua primeira consulta sem acompanhamento. Hoje pode ser se tornar uma referência na área ou conquistar pacientes de longa data, entre tantas outras aspirações da carreira médica. Existem algumas estratégias para que você possa ter uma visão mais clara desses objetivos, como as metas SMART. Mas você sabe do que se trata?

“Metas SMART” é o nome de um método que utilizamos para guiar seus objetivos de uma forma inteligente. Ela se baseia em um planejamento que seja: específico (S), mensurável (M), atingível (A), relevante (R) e temporal (T). Apesar de inicialmente ser uma metodologia pensada para empresas, essa estratégia pode se adaptar com sucesso para diferentes áreas, dentre elas a área médica.

Se você já parou para pensar como estará sua carreira daqui a 10 anos. Ou que você fará para atrair novos pacientes para o seu consultório, certamente um planejamento bem fundamentado pode te ajudar. Mesmo que alguns objetivos sejam mais simples e outros mais complexos, todos são igualmente atingíveis desde que sigam uma trilha muito bem estruturada. Assim como os atendimentos que você realiza são fundamentados em anos de estudos e pesquisas; o caminho em direção aos seus objetivos também será mais claro caso tenha uma base sólida.

Então vamos ver o que significa cada uma dessas letrinhas do método SMART na prática?

S — Specific ou específica

Em primeiro lugar, suas metas devem ser específicas. Isto é: precisam ser claras e bem delimitadas, toda a equipe que trabalha com você deve ter pleno entendimento do que ela se trata.

Muitos clientes chegam à nossa agência em busca de mais pacientes para o seu consultório, mas essa não é uma meta específica. Então, como adaptá-la? Definindo um número ou uma porcentagem de pacientes que você deseja atrair. Bem como quem será responsável por elaborar estratégias para isso e quais serão essas estratégias!

Por exemplo, vamos supor que você é um dos nossos clientes. Com base nos seus atendimentos atuais você deseja aumentar em 70% o número de atendimentos mensais.

Assim definimos que: nossa equipe multidisciplinar irá elaborar uma estratégia de divulgação online para que os atendimentos da sua clínica aumentem em 70% nos próximos meses. Isso sim é uma meta específica e a partir daí nos dirigimos para as próximas etapas da sua estratégia de Marketing.

M — Measurable ou mensurável

Para evitar investimentos em estratégias que não funcionam, é importante que trabalhemos com metas mensuráveis. Por isso, definimos indicadores de performances que avaliam o desempenho das estratégias definidas.

Para que uma meta seja mensurável ela deve responder a duas perguntas:

  • O que se espera?
  • Em quanto tempo se espera?

No caso hipotético que definimos, se espera um aumento de 70% nos atendimentos mensais. Para que essa meta seja mensurável vamos supor que esperamos atingir esse resultado em 5 meses. Mas será que isso é possível? Essa é uma questão que o próximo ponto busca responder!

A — Attainable ou atingível

Temos certeza de que você é um profissional incrível! Mas a construção de uma carreira sólida e bem fundamentada não acontece do dia para noite. Isso é fruto de um trabalho contínuo de agregação de valor aos seus atendimentos e uma renovação contínua de metas.

Por isso, para que suas metas sejam atingíveis, é necessário avaliar o histórico da sua clínica ou consultório. E assim observar se é possível conquistar o que definimos no tempo esperado.

R — Relevant ou relevante

Não adianta definir objetivos como ser o profissional da área mais seguido no Instagram, se isso não apresentar um impacto real nos seus atendimentos. Imagine ter vários seguidores que não se interessam pelo seu conteúdo, não interagem, não marcam consulta. Essa é uma meta relevante?

Por outro lado, ao trabalhar para conquistar 70% mais atendimentos mensais você terá um reflexo direto no seu consultório. E estratégias como a utilização de redes sociais ainda será possível; mas de forma inteligente e desenhada especialmente para o que você deseja alcançar!

T — Time based ou temporal

Por fim, é importante que seus objetivos estejam localizados no tempo. Afinal, de nada adianta ter todo o trabalho de definir um planejamento e saber quando poderá colher os frutos dos seus investimentos. Então é importante definir uma meta e marcar no calendário quando irá atingi-la!

Vamos ver se a meta que elaboramos juntos cumpre todos os requisitos das metas SMART?

“Em 5 meses, a equipe Sitese irá aumentar em 70% os atendimentos mensais da clínica, utilizando estratégias de divulgação online como Marketing de conteúdo e links patrocinados.”

Essa meta é específica, mensurável, atingível, relevante e temporal, portanto contém todos os pontos que compõem uma base sólida rumo a uma carreira de sucesso.

Seja para aliviar dores ou inspirar outros profissionais, é fundamental construir pilares que te guiem em direção aos seus objetivos. Seja a curto, médio ou longo prazo. Assim como fizemos nesse artigo, seria uma honra te guiar nessa jornada, entre em contato e conte conosco!