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Métricas da Vaidade: o Placebo do Marketing Médico

Com toda a certeza, você já está familiarizado com o conceito de placebo. Isto é: um composto sem efeitos farmacológicos utilizados em testes clínicos e sem efeito real sobre a doença. Mas o que seriam métricas da vaidade no Marketing Médico?

Assim como o placebo, métricas da vaidade são informações coletadas a partir das suas estratégias de Marketing. Mas essas informações não possuem efeito relevante sobre sua clínica ou consultório. Ou seja, essas métricas se referem a dados considerados importantes por muitas pessoas, mas em termos de estratégia não significam nada.

O que devo avaliar nas minhas estratégias de Marketing Médico?

De fato, são inúmeros os indicadores presentes no mundo digital. Não só em campanhas de Google Ads, como também na atuação em redes sociais. Por isso, é comum se confundir e dar muita atenção a métricas irrelevantes.

Para que isso não aconteça, é preciso definir um objetivo claro. Neste artigo te mostramos como dar um ponto de partida para sua estratégia e a partir de então observar pontos que realmente valem a pena.

Tendo objetivos claros, é muito mais fácil avaliar quais investimentos dão retorno para sua clínica ou consultório. Por exemplo, muitos profissionais se apegam muito ao número de seguidores. Mas seu objetivo ao criar um perfil na rede social é conseguir mais consultas ou se tornar um influencer em saúde?

Se a sua resposta é a primeira opção, então o número de seguidores não é um fator tão relevante para sua estratégia. Afinal, de que adianta ter muitos likes e followers se essas pessoas não tem interesse em marcar uma consulta com você?

Dessa forma, a métrica que devemos avaliar é a quantidade de pacientes que entram em contato após consumir seus conteúdos. Pois essa sim é uma métrica relevante.

Como fazer marketing para clínicas e profissionais de saúde?

Para evitar prejuízos é importante definir indicadores de performance que de fato revelem algo sobre suas estratégias de Marketing.

Só para ilustrar, imagine que você fez uma campanha no Google Ads e seu nome tem aparecido recorrentemente nos mecanismos de buscas. Essa é uma ótima notícia e de modo algum deve ser deixada de lado. Mas, como saber se seu investimento em campanhas é de fato algo bom, se você não acompanha as métricas corretas?

A resposta é: acompanhamento de métricas relevantes!

Por isso, aqui na Sitese acompanhamos diariamente o desempenho das campanhas e enviamos relatórios periódicos para que nossos clientes fiquem por dentro de todo processo.

O Marketing Médico deve ir além da criação de campanhas, o acompanhamento é fundamental para que seu retorno seja satisfatório.

Assim sendo, todas as análises a respeito da sua estratégia devem estar alinhadas com os seus objetivos. Então, não se esqueça: algumas métricas funcionam como placebo.

Em síntese, é importante contar com uma agência de marketing digital para médicos que compreenda seus objetivos. Além disso, sua equipe de Marketing deve criar estratégias de acordo com o caminho que você deseja trilhar. Nós adoraríamos te ajudar com isso!

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