Por que um médico deve estar no Google?

O Google é como aquela rua familiar que atravessamos todos os dias a caminho de casa. Às vezes, estamos tão acostumados com o trajeto que nem a percebemos mais, mas ela está sempre presente.

Assim como confiamos nesse trajeto para nos levar para casa, confiamos no Google para nos fornecer informações relevantes diariamente.  

Na jornada do seu paciente não é diferente. No meio virtual, existem dois caminhos que podem o levar até você. E ambos cruzam diretamente com a sua presença no Google.

Quer saber mais? Continue lendo e entenda que você deve estar no Google.

Quais são os caminhos que podem levar o paciente até mim?

Para começar a entender o porquê da sua presença no Google ser importante, você precisa conseguir visualizar a jornada do seu paciente até você. Para isso, vou te dar dois exemplos.

Imagine a seguinte situação: Um paciente em potencial está buscando um médico especialista na sua área e próximo ao local em que você atua e decide então fazer uma pesquisa no Google.

Se você tem um “perfil da empresa no Google” e um bom posicionamento de tráfego pago, especialmente em Google ADS, é possível que você seja um dos primeiros nomes a serem recomendados nos resultados da busca.


Agora pense nesse outro cenário, que pode até ser familiar para você: Quando pedimos para alguém uma sugestão de restaurante, é quase automática a ação de pesquisar sobre aquele estabelecimento no Google para saber mais informações sobre ele.

Se tratando de médicos, acontece a mesma coisa.

Se algum paciente em potencial pede uma sugestão de médico especialista na sua área, e te recomendam, certamente ele buscará pelo seu nome no Google para saber mais sobre o seu trabalho.


O fato é: Nas duas situações, se seu paciente em potencial conseguir visualizar informações completas sobre você, seu local de atendimento e avaliações positivas, é muito provável que ele considere marcar uma consulta.

As situações provam, então, que o Google funciona como um trecho indispensável no trajeto percorrido pelo seu paciente. Mas por onde começar?

O “Perfil da Empresa no Google” ou “Google Meu Negócio”

Recentemente, uma reformulação fez com que o “Google Meu Negócio” (do inglês Google My Business) fosse renomeado como “Perfil da Empresa no Google”. Nesse artigo, vamos tratá-lo por ambos os nomes. 

De qualquer forma, talvez nenhuma das nomeações te soe tão familiar nesse momento, mas com certeza você já deve ter visto um perfil destes ao fazer uma busca. 

Os perfis profissionais no Google são aqueles que aparecem em destaque à direita da tela quando realizamos uma pesquisa. Veja o exemplo da Sitese:

Esses perfis podem ser criados por meio de uma ferramenta gratuita, disponível tanto pelo Google Maps, quanto por meio do Google Business Profile (que ensinaremos abaixo). 

Segundo dados do Google, os negócios envolvendo serviços médicos são os mais presentes na plataforma, correspondendo a 7,5% do total de perfis empresariais. 

Ter um perfil médico no Google te dará uma chance de se destacar e ser encontrado por pacientes através do marketing local. Ademais, em quantas mais partes do Google você estiver, melhor é para os mecanismos de busca reconhecerem a sua presença e fortalecem suas campanhas, como a de Google ADS.

É disso que estamos falando! Para se destacar, você precisa ser visto, e não há lugar melhor para isso do que no site mais visitado do mundo. Portanto, ao criar seu perfil no Google Meu Negócio, você terá a oportunidade de ser encontrado mais facilmente por pacientes em potencial na sua região! 

Como criar um perfil de médico no Google Meu Negócio?

O primeiro passo para começarmos a estabelecer sua presença no Google é criar seu perfil! Para isso, é recomendado que você esteja em um computador. 

Para criar sua conta da empresa no Google, ou seja, seu perfil médico, siga o seguinte passo a passo: 

1) Crie ou faça login na sua Conta do Google;

2) Acesse a opção de “Criar um perfil”;

3) Digite o seu nome profissional ou da sua clínica. Ex.: “Dr. Fulano de Tal – Especialista em X“. Busque na lista de sugestões do tipo de empresa a opção que esteja de acordo com a sua estrutura legal, de “empresa individual” ou “profissional autônomo”.

Caso apareça a informação de que outra pessoa já verificou a empresa será necessário pedir a propriedade do perfil;

4) O próximo passo é selecionar sua categoria de negócios. Você pode escolher “clínica médica” ou “médico” (ou variantes específicas, como “clínica de especialidades” ou “médico especialista”).

Selecionar a opção correta para o seu negócio permite que o Google recomende seus serviços na categoria apropriada nos resultados de pesquisa; 

5) Escolha se você tem um local que os pacientes podem visitar, ou seja, um consultório. Caso você atenda presencialmente durante o horário de funcionamento, clique em Sim.

Nessa etapa, é recomendável que você insira o endereço da empresa ou fixe um marcador de localização em um mapa; 

6) Insira um telefone e o link para o seu site;

7) Após concluir as etapas anteriores, você precisará selecionar uma opção de verificação. 

Com seu perfil criado e verificado, agora precisamos pensar em como estruturá-lo de uma forma que seja informativa e atraia a atenção dos seus pacientes. 

Configurando sua conta médica no Google My Business

É hora de preencher seu perfil! Quanto mais informações relevantes ele tiver, maiores as chances do seu paciente se interessar em agendar uma consulta ao te achar.

Além do nome do seu consultório, é preciso que constem informações como o endereço do espaço em que você atende, o horário de funcionamento – nos dias úteis, finais de semana e feriados – e o telefone para contato.

 Então, é importante que seu perfil tenha:

  • Nome do Médico + Especialidade OU Nome da Clínica
  • Seu endereço atualizado
  • Horários de atendimento
  • Telefone para contato
  • Link para agendamentos (ex. Doctoralia) – caso realize marcações desta forma.

Lembre-se de colocar no seu perfil do Google também os procedimentos e tratamentos que realiza ou deseja realizar com maior frequência, isso pode te ajudar a aparecer organicamente nas buscas de pacientes da sua região.

Como escolher fotos para adicionar no meu perfil de médico no Google?

Quando um paciente encontra seu perfil do Google, visualizar fotos pode ajudar ele a ter mais confiança na qualidade do serviço que irá encontrar ao agendar uma consulta com você.

Não existe uma quantidade mínima ou máxima de fotos que precisam ser publicadas no seu perfil médico. No entanto, o Google sugere que sejam postadas fotos de alta qualidade.

Algumas fotos que você pode publicar no seu Google Meu Negócio são: 

Foto do médico

Caso o perfil profissional seja exclusivo seu, e não de uma clínica, publique uma foto sua no ambiente de trabalho.

Se o perfil no Google Meu Negócio for da clínica, é interessante colocar foto de cada médico que atende – preferencialmente identificando-os com nome e especialidade na legenda, para facilitar o reconhecimento pelo paciente.

Retrato de mulher

Foto da sua equipe

Publicando fotos da sua equipe de trabalho no seu perfil do Google, seu paciente poderá perceber que você tem uma boa relação com seu grupo e conseguirá visualizar quem ele possivelmente terá contato, como suas recepcionistas, enfermeiros e demais pessoas que atendem com você.

Equipe médica

Foto externa do local do consultório

Além de registrar o endereço do local que você atende no Google Maps, publicar fotos da área externa do local onde fica seu consultório ajudará seus pacientes a identificarem o local mais facilmente.

Fachada de Prédio

Vídeos de até 30 segundos também são bem-vindos na plataforma. A resolução mínima aceita pelo Google é de 720mp, no entanto, quanto mais qualidade seu vídeo tiver, mais o paciente pode se interessar no seu trabalho.

O que devo postar no Google Meu Negócio?

Nessa altura do campeonato, seu perfil no Google já conta com as informações mais relevantes e com fotos de boa qualidade. Agora é hora de pensar em quais conteúdos publicar.

Como médico, é imprescindível que os conteúdos postados no seu Google Meu Negócio estejam relacionados aos tratamentos que você realiza e que os seus pacientes possam estar buscando.

Em uma pesquisa no Google, seus pacientes buscam respostas rápidas e eficientes. Então, tire as principais dúvidas no espaço permitido de forma direta.

Como as postagens no perfil do Google têm limites de até 1.500 caracteres, você pode inserir curtas introduções, seguidas de links para artigos completos no seu blog, onde você poderá dar mais detalhes sobre causas, diagnósticos e tratamentos das condições que você trata. 

Qual relação o Google deve ter com meu site?

Dados do Google apontam que 56% das ações realizadas a partir do perfil do Google Meu Negócio correspondem às visitas ao site. Dessa forma, quando seu paciente te buscar no Google, é essencial que ele consiga acessar facilmente o botão de ação que leva ao seu site.

Acessando o seu site, os pacientes conseguem informações mais detalhadas sobre você, como currículo, os tratamentos e procedimentos que são sua especialidade.

Lendo os artigos do seu blog, que servem como portfólio para demonstrar seu vasto conhecimento nos mais diversos assuntos da sua área de trabalho, seus pacientes poderão ter ainda mais confiança na sua expertise sobre o que buscam em específico.

Leia também:

Site ou blog, qual a melhor opção?

Como fazer meu site aparecer nas pesquisas do Google?

8 dicas de SEO para impulsionar o seu site

Como conectar meu site ao meu perfil Google?

Para adicionar seu site no seu perfil da empresa do Google, siga o seguinte passo a passo:

1) Faça login no seu perfil da empresa do Google;

2) Se você tiver mais de um consultório, selecione aquele que gostaria de conectar;

3) No menu à esquerda, clique em “informações”;

4) Busque pelo campo de “adicionar site”:

5) Adicione o link do seu site no campo indicado.

Ainda não tem um site? Entre em contato conosco e agende uma consultoria gratuita!

Conheça o portfólio de sites da Sitese

Associando o Google Maps ao perfil da empresa no Google

Com o app do Google Meu Negócio descontinuado, hoje existe a opção de criar um perfil empresarial no Google pelo próprio Google Maps. Se você já tem um perfil criado, mas ainda não atrelou um endereço a ele, recomendamos que faça isso o quanto antes!

Pessoa buscando localização no Google Maps

Para médicos e clínicas, é essencial registrar a rota que levará o paciente até o seu consultório, além de facilitar o percurso dele, sua imagem diante dos motores de buscas também será fortalecida.

Isso porque quando você  o Google passará a reconhecer você como confiável e te recomendará mais vezes nos resultados orgânicos quando pacientes fizerem pesquisas relacionadas à sua especialidade na sua região. 

Caso você já tenha criado seu perfil médico, confira abaixo o passo a passo para atrelar seu Google Maps ao Perfil da Empresa no Google: 

  1. Acesse o Google Meu Negócio;
  2. Selecione o seu perfil médico ou da clínica que deseja vincular ao Maps;
  3. Acesse a página de informações do seu perfil e role para baixo até encontrar a opção “Conectar um site” e clique em “Adicionar um link do Google Maps”;
  4. Insira a URL do Google Maps correspondente à localização da sua empresa;
  5. Por fim, salve as alterações.

Por que coletar e responder às avaliações no Google My Business?

As avaliações dos seus pacientes servem como uma prova social do seu trabalho àqueles que estão considerando marcar uma consulta com você.

Avaliação cinco estrelas no Google

O Google entende que as boas avaliações significam que o serviço prestado por você é positivo, isso faz com que a sua reputação seja alavancada e seus resultados orgânicos aumentem também.  

Depoimentos positivos no Google que elogiam seu trabalho aumentam sua credibilidade e autoridade, ajudando a quebrar objeções dos pacientes em potencial. Isso funciona como um efetivo marketing de influência, incentivando-os a agendar consultas com você. 

Ademais, o depósito das avaliações no Google também é conveniente para os pacientes, pois pode ser feito com rapidez através de um link. O feedback coletado também pode ser facilmente anexado em seu site e redes sociais posteriormente.

Como monitorar as métricas do Google Meu Negócio?

O Google disponibiliza mensalmente um relatório completo com insights do seu perfil médico que te permitem visualizar uma parte da jornada do paciente. As métricas podem ajudar a identificar desde quantas pessoas interagiram com o seu perfil do Google nas buscas, até como elas chegaram até você, por exemplo.

No seu relatório do Google My Business Insights, você consegue ter acesso às seguintes métricas:

Pesquisas

No início de cada mês são atualizadas as consultas que levam as pessoas a encontrar sua empresa. Nessa parte do relatório, as pesquisas mais relevantes para você são divididas em:

  •  Pesquisas de descoberta: Um paciente pesquisou uma categoria, um tratamento ou um procedimento que você realiza e sua ficha apareceu;
  • Pesquisas diretas: Um paciente pesquisou diretamente o seu nome ou endereço do seu consultório ou clínica.

Obs.: O Google calcula as pesquisas de descobertas e diretas individualmente, ou seja, caso um paciente em potencial faça ambas as pesquisas, estas são contabilizadas separadamente.  

Usuários que visualizaram seu perfil

Você pode ter acesso ao número de visitantes únicos por dia no seu perfil. 

O Google otimiza a contagem de cada acesso apenas uma vez e entrega resultados reais. Ou seja, mesmo que um paciente em potencial visite a Pesquisa do Google ou o Google Maps mais de uma vez ao dia, em diferentes dispositivos, contará como um único acesso.

Solicitações de rota

O relatório disponibiliza ainda o número de pacientes que solicitam rotas pelo Google Maps até o seu consultório.

Chamadas

Contabiliza o clique no botão de chamada no seu perfil médico do Google.

Cliques no site

Assim como as chamadas, o número de pacientes que clicam no link do seu site após acessar seu perfil também é registrado. 

Como você já sabe, quanto mais ferramentas do Google você utiliza para promover seu negócio, mais bem ranqueado organicamente ele pode ficar. Com o tráfego pago, funciona quase da mesma forma. Associar seu perfil da empresa no Google ao Google ADS pode ajudar a alavancar seus acessos, ampliar seus contatos e suas conversões em consultas. 

O Google Ads, ou “advertisement” (anúncios) em inglês, é uma plataforma de marketing pago do Google. Vinculando seu Perfil de Empresa ao Google Ads, informações relevantes sobre sua clínica aparecem nos anúncios, assim, fortalecendo a visibilidade e a credibilidade do negócio.

A interação entre o Google Meu Negócio e o Google ADS pode fortalecer aspectos do seu marketing médico, como a visibilidade local –  já que os anúncios podem aparecer com extensões de local e informações como endereço, número de telefone e horário de funcionamento -, além da confiança do paciente, que terão acesso a avaliações e classificações de pacientes anteriores no anúncio.

Pessoa acessando o Google ADS pelo celular

O Google Ads também permite segmentar anúncios para pessoas em uma determinada localização. Assim, quando integrado ao Google Meu Negócio, você pode direcionar seus anúncios para pessoas que estão próximas ao seu consultório, aumentando a relevância dos anúncios e atraindo pacientes locais.

Ao segmentar os anúncios para um público mais relevante, nós conseguimos otimizar os custos de publicidade, já que os anúncios têm maior probabilidade de serem exibidos para pessoas interessadas nos serviços oferecidos, o que aumenta as chances de conversão em consultas. 

Serviço de Google ADS da Sitese

A análise de relatórios do Google Meu Negócio e do Google ADS é minuciosa e requer muito tempo e atenção. Se você é um médico ocupado, mas que deseja garantir bons resultados de marketing, conheça o serviço de Google ADS da Sitese.


Se você chegou até o fim deste artigo, você com certeza percebeu que, como médico, estar no Google é fundamental para ampliar sua visibilidade online e atrair mais pacientes. 

Em um mundo cada vez mais digital, saber como se destacar virtualmente pode ser essencial para a sua carreira, e nisso nós podemos te ajudar! 

A SITESE conta com profissionais altamente capacitados para alavancar os resultados de marketing digital para médicos. Juntos, vamos começar a planejar uma estratégia completa para você ou sua clínica! 


Clique aqui e agende uma consultoria gratuita



Entre em contato agora e tire todas as suas dúvidas:

+55 (71) 99602-6403

Ligue agora

Envie uma mensagem pelo WhatsApp