fbpx

Presença Digital

Com toda a certeza a internet hoje se apresenta como um fenômeno mundial de imensa relevância. Inclusive pessoas como Bill Gates tendem a separar o mundo em quem está dentro e fora dela. Por isso, ter uma presença digital marcante é imprescindível.

Para o profissional de saúde, essa realidade não é diferente. Afinal, o seu paciente também está conectado e passa grande parte do seu tempo navegando pela web. Seja visitando sites, blogs ou plataformas como o Twitter, Facebook, Instagram e Youtube a maior parte das pessoas que você atende está online. Certamente é um mundo completamente diferente do passado. Nesse sentido, muitas vezes a opinião de um familiar ou amigo pode ter menor nível de influência do que alguém que tem “autoridade” na internet (o termo autoridade, utilizado aqui, se refere à percepção das pessoas diante do seu trabalho na internet).

Dessa forma, a compreensão de um mundo novo é o primeiro ponto a ser trabalhado. A partir disso você tem diversos canais pelos quais pode exercer a chamada presença digital. A princípio, para muitos, uma escolha que pode ser difícil devido exatamente pela quantidade existente de canais.

Como estabelecer uma presença digital?

Dúvidas sobre por onde começar, quais canais utilizar ou que tipo de conteúdo produzir são muito comuns. Aqueles que ainda não estão familiarizados com todas as ferramentas disponíveis podem precisar de uma ajuda extra.

Sendo assim, o primeiro passo a ser dado é um diagnóstico sobre a sua presença na internet hoje. Uma maneira fácil de fazer essa pesquisa é imaginar-se como um paciente, neste caso você pode fazer dois testes:

1. Digite o seu nome no google e tente encontrar informações sobre você, o seu consultório, telefones de contato, tipos e formas de atendimento.

2. Digite algum termo relacionado a sua área de atuação como: médico, oncologista em São Paulo

Baixa Presença no Mundo Digital

Você encontrou pouca ou nenhuma informação? Sinal de que é preciso ligar o alerta. Isso indica que você hoje provavelmente possui baixa presença no mundo digital, afinal o Google é uma das principais formas de busca do seu paciente. Além disso, significa que você precisa que as suas informações estejam aparecendo na pesquisa para que ele consiga te encontrar. Da mesma forma, o paciente precisa saber mais sobre você e os seus serviços. Uma boa dica nesses casos é ter um site, bem estruturado e otimizado para os mecanismos de busca.

Otimização da Presença Digital

Caso tenha encontrado uma boa quantidade de informações atualizadas sobre você, referências em outros sites, avaliações e depoimentos de pacientes, fotos e vídeos que mostram o seu trabalho, então, parabéns, você está no caminho certo!

Esse primeiro passo revela um pouco sobre a sua presença digital. Mas você também pode tentar repetir essa busca nas redes sociais, usando hashtags da sua área de atuação e da região.

Portanto, coloque-se no lugar do seu paciente e pergunte-se: é fácil encontrar minhas informações na internet? Elas estão atualizadas? Com esse conteúdo é possível que o meu paciente tenha confiança e percepção sobre a qualidade e credibilidade do meu trabalho?

Agora é com você o próximo passo para começar a sua presença digital.

Entre em contato e tire todas as suas dúvidas:


+55 (71) 99602-6403

Ligue agora

Envie uma mensagem pelo Whatsapp