Quais informações devo coletar para otimizar minhas campanhas?

Após criarmos uma campanha no Google Ads inicia-se o processo de otimização, esse processo consiste em realizar alterações, tanto na campanha quanto no próprio site, a fim de melhorar cada vez mais a assertividade e os resultados obtidos.

Mas como é feita essa otimização? Inicialmente vamos falar sobre como identificar os pontos de melhoria e a função de cada um dos recursos necessários para o sucesso da captação de clientes:

  • A campanha tem a função de levar as pessoas que tem interesse no que você oferece para dentro do seu site. Caso o seu site não esteja recebendo visitas mesmo com as campanhas ativas e com crédito, provavelmente você tem um problema na campanha, mas se as pessoas estão clicando no seu anúncio, indo para o seu site e navegando por ele, então a campanha está cumprindo a sua função.
  • O site tem como principal objetivo levar o visitante para que entre em contato (o site te ajuda em diversos outros pontos, mas o objetivo desse artigo é a sua função principal nas campanhas, ok?). Caso muitas pessoas estejam entrando no seu site e ficam navegando por ele e saem sem entrar em contato, talvez você tenha um problema no site (ele pode estar lento, pouco atrativo, faltando informações, com uma estratégia ruim, pouco conteúdo entre outro fatores). Mas caso as pessoas estejam navegando pelo site e entrando em contato, o site está cumprindo a sua função.
  • O atendimento ao cliente é o destino final da campanha, é nele onde você terá contato com a pessoa interessada e irá guiar ela até se tornar um cliente/paciente. Caso a pessoa agende uma consulta, significa que todos os objetivos foram concluídos corretamente, mas caso muitas pessoas estejam entrando em contato e não estejam concluindo o agendamento, provavelmente temos um problema associado a está última etapa. Alguns problemas que podem atrapalhar essa etapa são: as pessoas responsáveis pelo atendimento podem não estar atendendo da melhor forma, pode ser que exista uma demora na resposta a solicitação desse paciente, o paciente que está entrando em contato pode não fazer parte do seu público alvo real, o valor do serviço pode estar diferente do que o paciente consegue pagar, pode haver algum problema de continuidade nesse primeiro atendimento realizado, a confirmação da consulta pode não estar sendo feita da forma correta, entre diversos outras questões que podem atrapalhar os resultados desse atendimento.

Agora que você já entendeu a importância de cada etapa que o seu futuro paciente irá passar até de fato ir à consulta, a pergunta que fica é: como podemos melhorar os resultados de cada uma delas?

O primeiro passo é coletar o máximo de informações possíveis a respeito de cada uma das partes do processo. Conseguimos coletar a grande maioria desses dados de forma automática utilizando algumas ferramentas, como o Google Analytics, Google Tags e o próprio painel do Google Ads. Com essas ferramentas é possível saber a quantidade de pessoas que acessou o site, gênero, idade, dispositivo que utilizou, localização, qual foi o fluxo dela dentro do site, quanto tempo essa pessoa demorou, quantas vezes a pessoa voltou no seu site, o que ela pesquisou para achar seu site, se ela entrou em contato ou não entre diversas outras informações. Com isso, conseguimos fazer uma série de otimizações e melhorias no site e na campanha a fim de maximizar os resultados, mas há um ponto chave que é o rastreio da pessoa depois que ela entra em contato.

Algumas das informações essenciais não conseguimos coletar de forma tão automática e são fundamentais para realizar a otimização. Para isso é extremamente importante que as pessoas que realizam o atendimento ajudem nesse mapeamento para cruzarmos com as informações coletadas automaticamente e traçarmos as melhores estratégias para maximizar os resultados das campanhas.

A seguir traremos algumas informações que são interessantes de serem coletadas no momento que a pessoa entra em contato (mesmo quando não chegam nem a marcar a consulta):

  • Informação: Por onde a pessoa entrou em contato? (WhatsApp, Direct do Instagram, ligação, mensagem, e-mail, presencial, ou qualquer outra forma de entrar em contato).
    Motivo: É importante para identificarmos a taxa de sucesso de cada um dos canais, para assim priorizarmos um ou outro no seu site e nas suas campanhas.
  • Informação: O dia e a hora exata que a pessoa entrou em contato.
    Motivo: Isso é muito importante porque cruzamos com as informações coletadas pelas ferramentas que utilizamos para verificar a acuracidade dos rastreamentos.
  • Informação: Motivo do contato.
    Motivo: As vezes a pessoa só quer tirar uma dúvida, ou é apenas curiosa a respeito de um procedimento ou tratamento específico, você não quer que o Google fique gastando boa parte dos seus créditos com essas pessoas quando poderia estar focando em pessoas que realmente querem marcar a consulta, não é? Além disso com essa informação é possível saber de forma mais precisa quais áreas estão causando um maior fluxo de pacientes. Como exemplo, imagine que você possui uma clínica de ortopedia e que as pessoas estão buscando no Google “Ortopedia”. Esse é um termo mais genérico, a pessoa pode estar procurando ortopedistas por diferentes tipos de problemas ou condições, correto? Quando você coleta a informação do motivo que a pessoa entrou em contato ajuda a saber quais alterações devemos fazer no site e na campanha para aproveitar ou distribuir melhor esses acessos.
  • Informação: Caso a pessoa tenha entrado em contato pelo WhatsApp, a primeira mensagem que ela enviou.
    Motivo: Isso é muito importante porque através dessa primeira mensagem é possível identificar se essa pessoa que entrou em contato veio através do site, das campanhas, se ela anotou o número e entrou em contato depois, ou seja, entender o percurso que ela seguiu antes de entrar em contato com você. Com essa informação conseguimos saber de forma mais assertiva sobre quais botões e canais estão trazendo o melhor desempenho para você.
  • Informação: Caso a pessoa tenha entrado em contato por ligação, para qual número ela ligou.
    Motivo: O motivo é bem parecido com o de cima, basicamente com essa informação conseguimos saber quais canais de divulgação estão performando melhor.
  • Informação: Como a pessoa te conheceu.
    Motivo: Talvez seja uma das informações mais importantes, é bom sempre perguntar isso quando a pessoa entrar em contato. Muitas vezes a pessoa que está entrando em contato informa isso incorretamente, mas ainda assim essa informação ajuda muito a gente saber sobre o resultado real da campanha, e aliado as outras informações coletadas, conseguimos otimizar bastante o site e as palavras chaves em que o Google ADS entrega o melhor resultado.
  • Informação: Em que status se encontra essa pessoa que entrou em contato.
    Motivo: É bom você manter uma planilha com todas essas informações e ir atualizando à medida que as pessoas vão entrando em contato. Nem sempre a pessoa agenda a consulta no primeiro contato, as vezes esse processo demora um pouco. É muito importante que a gente entenda qual é o perfil da pessoa que realmente está agendando a consulta. Esse é um dos nossos principais artifícios para entender quem de fato é o seu público-alvo (as vezes o seu publico do Google Ads possui algumas características diferentes do público que te conhece por outras vias). Nessa informação do status você deve preencher da seguinte forma: Você colocará em que momento o seu cliente se encontra, por exemplo, “Entrou em contato”, “Agendou a consulta”, “Remarcou a consulta”, “Compareceu a consulta”, “Agendou cirurgia”, “Agendou procedimento”, “Cirurgia realizada” ou qualquer outra ação que você ache interessante de se rastrear. Você deve atualizar essa informação sempre que o cliente realizar alguma dessas ações que iremos rastrear.

Com todas essas informações seremos capazes de entender melhor sobre os resultados, diagnosticar possíveis problemas e falhas e assim, trazer resultados exponenciais.

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