Qual o momento de começar a publicar artigos no site médico?

Você provavelmente já está cansado de saber que, atualmente, a presença online é essencial para qualquer profissional de saúde que deseja se destacar e alcançar mais pacientes, certo? Um site médico bem estruturado não é apenas um cartão de visita virtual, mas também uma ferramenta poderosa para informar e engajar pacientes em potencial. Mas, além de ter o site, é preciso pensar em qual é o momento para começar a alimentá-lo com conteúdo poderoso? E, deixa eu te contar… É O QUANTO ANTES!!!

Neste artigo, nós explicaremos mais sobre quando você deve começar a publicar conteúdo no seu site médico, qual a relevância dos artigos para seu marketing médico e como você pode se planejar para começar a investir nessa estratégia!


Qual o momento de começar a publicar artigos no site médico?

Entendendo a importância dos artigos para o site médico

Antes de mais nada, é preciso entender qual é a importância de publicar conteúdo, ou seja, artigos para o seu site médico. Algumas das principais vantagens dos artigos para o marketing médico no geral são:

  • Transmitir informação através do conteúdo: O conteúdo de qualidade no site médico serve como uma fonte confiável de informações para os pacientes. Assim, artigos bem elaborados permitem que os pacientes consigam esclarecer suas principais dúvidas sobre condições médicas, tratamentos e procedimentos. E, ao disponibilizar essas informações, o médico consegue transmitir sua autoridade e dedicação na prática médica, aumentando a confiança do paciente em agendar uma consulta com ele.
  • Aumento da visibilidade online do médico: Ter um site médico com conteúdo relevante e otimizado para motores de busca (SEO) é fundamental para melhorar a visibilidade online. Quando um paciente procura por informações relacionadas à saúde no Google, ele tende a clicar nos primeiros resultados que aparecem, já que os considera mais relevantes. Portanto, um site bem-posicionado nos resultados de busca tem mais chances de ser visitado e, consequentemente, traz mais oportunidades para converter visitantes em pacientes.
Além disso:
  • Fortalecimento da sua autoridade na área médica: Só o médico sabe quanto esforço ele emprega durante sua especialização, o tanto que investe e abre mão para ser um profissional da mais alta qualidade, certo? Os conteúdos do seu site são uma das formas de reforçar seus conhecimentos e sua dedicação à área médica. Assim, se os seus artigos abordam as principais dúvidas dos seus pacientes, os principais sinais de alerta que eles devem estar atentos, você consegue transmitir o cuidado que você terá com eles durante uma consulta ou procedimento, antes mesmo dele agendar uma consulta.
  • Vantagens competitivas sobre os concorrentes: Um site bem elaborado e com conteúdo de alta qualidade oferece uma vantagem significativa sobre os concorrentes. Muitos profissionais de saúde ainda não aproveitam todo o potencial do marketing digital, o que cria uma oportunidade para aqueles que investem em SEO e marketing de conteúdo se destacarem e se tornarem uma referência na área médica trabalhada.

O papel do SEO no seu Marketing Médico

O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta essencial para qualquer estratégia de marketing médico eficaz. Essa otimização melhora a visibilidade do site nos motores de busca (como o Google, Bing etc.), atraindo mais visitantes organicamente e, consequentemente, potenciais pacientes.

Nesse contexto, os artigos são uma parte indispensável para o sucesso do seu Marketing Médico. Afinal, são esses conteúdos que vão potencializar o seu SEO e dar cada vez mais visibilidade ao seu site e a você.


Como funciona o SEO e o tempo de maturação do conteúdo

Diferente das campanhas pagas, o SEO é uma estratégia a longo prazo. Portanto, os artigos otimizados podem levar meses para ganhar tração e melhorar nos resultados de busca, mas os benefícios são duradouros.

De forma prática, o SEO funciona como muitos tratamentos médicos que requerem tempo para mostrar resultados e necessitam de paciência da parte do paciente.

A publicação de conteúdo, com o tempo, proporciona um fluxo constante de novos pacientes.

E, embora leve tempo para que os artigos otimizados alcancem posições altas nos motores de busca, uma vez estabelecidos, eles continuam a atrair tráfego e gerar resultados sem a necessidade de investimento contínuo, ao contrário das campanhas de Google Ads, que requerem investimento constante para manter a visibilidade.


Qual o momento de começar a publicar artigos no site médico?

Mas quais as diferenças entre os resultados orgânicos e o Google ADS?

Uma coisa que sempre ressaltamos é: O tráfego orgânico e o tráfego pago são os melhores aliados para uma estratégia de marketing médico de sucesso. Eles andam de mãos dadas e, aqui mesmo na Sitese, os maiores cases de sucesso são daqueles que investem em ambas as técnicas.  Mas o que diferencia cada um?

Ao planejar sua estratégia de marketing médico, é importante entender as diferenças entre os resultados orgânicos e os anúncios pagos (Google Ads), isso permitirá que você alinhe uma estratégia que envolva ambos da melhor forma possível.

  • Resultados orgânicos: São aqueles que aparecem naturalmente nas buscas do Google devido à relevância e qualidade do conteúdo do seu site. Embora demorem mais para aparecer, são mais confiáveis aos olhos dos usuários e não geram custos por clique.
  • Google Ads: Ofereceresultados quase imediatos, colocando seu site no topo das buscas mediante pagamento. É ideal para campanhas de curto prazo e para atingir rapidamente um grande público, mas requer um investimento contínuo e pode ter um custo elevado por clique.

Mas afinal… como ambas as estratégias podem ser aliadas?

Utilizar resultados orgânicos e Google Ads em conjunto pode ser extremamente eficaz. Isso porque, enquanto os artigos otimizados trabalham para aumentar a visibilidade do seu site a longo prazo, as campanhas de tráfego pagas podem gerar resultados imediatos e permitir que você alcance seu público-alvo de maneira mais específica e mais rapidamente.

Ter conteúdo de qualidade no seu site aumenta sua relevância geral, o que pode melhorar seu Quality Score no Google Ads, que é um índice de qualidade usado como métrica pelos motores de busca que influencia a classificação do anúncio e o custo por clique dos anúncios. Portanto, um Quality Score mais alto pode resultar em um menor CPC, já que o Google considera seu site mais relevante e útil para os usuários.

Além disso, com uma estratégia combinada, você cobre tanto os resultados pagos quanto os orgânicos, aumentando a probabilidade de que os pacientes encontrem seu site, independentemente de clicarem em anúncios ou em resultados orgânicos.

Enquanto o Google Ads é excelente para obter resultados rápidos, os resultados orgânicos construídos através do SEO oferecem benefícios duradouros e sustentáveis. Uma combinação estratégica de ambos pode maximizar sua visibilidade online!


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A importância de começar o quanto antes

Se você se pergunta qual é a hora de começar a se dedicar a publicar conteúdo em seu site: A HORA É AGORA!!!

Começar a publicar conteúdo o quanto antes é essencial para começar a colher os benefícios do SEO mais rapidamente. Investir em conteúdo de qualidade permite que seus artigos ganhem tração nos motores de busca e atraiam cada vez mais um maior e mais constante fluxo de visitantes. Então, o quanto antes você começar, mais cedo verá os resultados.

Publicar regularmente ajuda a criar uma base sólida de conteúdo que continuará a atrair e engajar pacientes ao longo do tempo. Isso resulta em maior visibilidade, mais pacientes e um crescimento contínuo do seu marketing médico.

Para maximizar esses benefícios, é essencial começar agora. “Mas eu não tenho tempo…”, “mas não sei por onde devo começar…”, calma, fique tranquilo que nisso a gente te ajuda!

A Sitese é uma agência de marketing médico especialista na criação e revisão de artigos para sites médicos. Com anos de prática nessa área e com diversos clientes posicionados na primeira posição nos resultados orgânicos de sua especialidade ao redor do Brasil, nós conseguimos dar orientação para que seu conteúdo esteja otimizado para SEO e pronto para performar bem!


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Dicas para acelerar a performance orgânica dos seus artigos

  • Palavras-chave: Use palavras-chave relevantes e de alta intenção em seus artigos para atrair o público certo.

  • Links Internos e Externos: Inclua links para outros conteúdos do seu site e para fontes externas de autoridade.

  • Meta Descrições e Títulos: Otimize meta descrições e títulos para melhorar a CTR nos resultados de busca.

  • Consistência e Regularidade de Conteúdos: Manter um cronograma de publicação regular e atualizar conteúdos antigos são práticas essenciais. Dessa forma, conteúdos frescos e atualizados mostram ao Google que seu site está ativo e relevante.

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A Sitese te ajuda!

Não espere mais para começar a transformar seu site médico em uma poderosa ferramenta de atração e engajamento de pacientes. A Sitese pode te ajudar a acelerar a performance orgânica de seu site.

Com nossos serviços de revisão e criação de artigos, nós garantimos que seu conteúdo esteja sempre alinhado com as melhores práticas de SEO.

O que fazemos:


Revisão de Artigos:

  • Análise de Conteúdo: Se prefere criar seus próprios textos ou você já publica artigos, mas não obtém resultados ainda, a partir de nossa análise de conteúdo, nós conseguimos analisá-los detalhadamente, com a ajuda de ferramentas que identificam as melhores palavras-chave relacionadas a este conteúdo e com alto valor de busca, a fim de identificar oportunidades de otimização e melhorias.
  • Otimização de SEO: Ajustamos os textos para incluir palavras-chave relevantes, melhorar a estrutura e garantir que atendam às melhores práticas de SEO interna e externamente.

Criação de Artigos:

Em nosso serviço de criação de artigos, contamos com profissionais extremamente qualificados para pesquisa e criação de conteúdo relevante e seguro para sua prática médica, que não sejam só altamente informativos ao seu paciente, mas também tenham uma estrutura toda otimizada para aumentar sua performance orgânica.

  • Pesquisa de Palavras-Chave: Inicialmente, a partir dos seus apontamentos de doenças, cirurgias e tratamentos de maior relevância para sua prática médica, nós identificamos as palavras-chave mais relevantes e de maior intenção para o seu público-alvo.
  • Planejamento de Conteúdo: Com base nessas palavras-chave, montamos um planejamento detalhado sobre o tema dos seus artigos; objetivo de cada um; quais são os conteúdos que serão abordados etc. E o melhor: você consegue visualizar esse planejamento e sinalizar alterações conforme achar melhor antes de darmos início a produção!
Além disso:
  • Produção de Conteúdo: Planejamento aprovado… É hora de produzir os conteúdos! Com base em fontes extremamente seguras e oficiais, criados conteúdos originais, informativos e otimizados para SEO, adaptados às necessidades e especialidades da sua prática médica.
  • Revisão e Edição: Garantimos que todos os artigos passem por um rigoroso processo de revisão e edição, tanto internamente, quanto através da sua própria aprovação, antes de serem publicados.

E, após a publicação dos seus artigos, monitoramos seu desempenho para ajustes contínuos e celebramos o aumento da sua visibilidade online frente a sua área médica!



Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como nossos serviços de revisão e criação de artigos para marketing médico podem elevar sua presença online, melhorar sua visibilidade nos motores de busca e atrair mais pacientes para sua prática. Vamos juntos construir uma estratégia de conteúdo de qualidade que trará resultados duradouros para o seu consultório ou clínica!