Saiba como fortalecer sua estratégia de seo

Todos clicam no primeiro, no segundo e, talvez, até no terceiro resultado do Google. É raro alguém passar da primeira página de resultados porque todos querem encontrar exatamente o que procuram o mais rápido possível. E a solução para garantir que seu site esteja entre esses primeiros resultados pode estar mais próxima do que você pensa… SEO!

Neste artigo, explicaremos como fortalecer sua estratégia de SEO para o seu Marketing Médico. Saiba como criar uma estratégia de SEO eficaz para você ou sua clínica e veja, de forma detalhada, como cada item deve ser aplicado para alcançar melhores resultados nos motores de busca. 

Mas, afinal, o que é e como funciona o SEO para Médicos?

Antes de tudo, SEO é uma sigla inglesa para “Search Engine Optimization” (Otimização de Mecanismos de Pesquisa). Portanto, essa sigla representa o conjunto de técnicas que podem ajudar os visitantes a encontrarem mais facilmente os seus canais. 

Basicamente, o SEO tem como objetivo aumentar o tráfego orgânico (não pago) para o seu site. Então, quando bem feito, o SEO coloca seu site diante de pacientes em potencial que estão procurando os tratamentos que você oferece.

Imagine que você precisa garantir que seu consultório seja facilmente encontrado pelos pacientes em uma cidade grande e movimentada. Você coloca uma placa bem visível com seu nome e especialidade, escolhe seu consultório em uma região bem localizada e de fácil acesso e busca dar o melhor atendimento para seus pacientes. O SEO funciona de forma semelhante!

Assim como um consultório bem localizado e com uma boa fachada atrai mais a atenção do público, um site bem otimizado atrai mais visitantes, aumentando sua visibilidade online e, consequentemente, trazendo mais pacientes. 

Entendendo as estratégias de SEO

Então, agora que você já sabe o que é SEO e como ele funciona no Marketing Médico, podemos falar sobre o conjunto de estratégias de fortalecimento. 

São as estratégias de SEO que fazem com que seu site seja facilmente encontrado pelos pacientes nos motores de busca, utilizando palavras-chave relevantes, criando conteúdo de qualidade e aplicando técnicas de otimização que facilitem a navegação. Assim, garante que quando alguém procurar por um especialista, seu site seja uma das primeiras opções apresentadas.

  • Palavras-chave: Identificar como os pacientes procuram por sua especialidade e tratamentos online é indispensável. Utilizar ferramentas de pesquisa de palavras-chave ajuda a decifrar esses termos e integrá-los sabiamente ao conteúdo do seu site.
  • Otimização de Conteúdo: Além de incluir palavras-chave relevantes, o conteúdo deve ser original e oferecer valor real aos usuários. Por isso, conteúdos que solucionam dúvidas tendem a se posicionar melhor.
  • SEO Técnico: Envolve a melhoria da experiência do usuário no site, como a velocidade de carregamento das páginas, a responsividade e a organização estrutural que facilita a navegação tanto para usuários quanto para os bots de busca.

Saiba como fortalecer sua estratégia de SEO

Pesquisa de palavras-chave

O primeiro passo para melhorar o SEO do seu marketing médico é entender como os pacientes em potencial procuram por médicos e clínicas como a sua. No entanto, como encontrar palavras-chave adequadas para sua especialidade médica?

Para encontrar as palavras-chave certas, você precisa realizar uma pesquisa, que envolve entender quais termos as pessoas usam para encontrar os tipos de tratamentos que você oferece. Existem várias plataformas para fazer essa pesquisa, como, por exemplo, o Ubersuggest. Entretanto, não basta apenas pesquisar; é necessário também analisar alguns pontos.


Veja quais são eles:

  • Volume de Pesquisa: Este número representa quantos usuários pesquisam ativamente a palavra-chave no Google.
  • Intenção: Entenda a intenção por trás da busca do usuário. Existem diferentes tipos de intenções de busca: informacional (busca por informações), navegacional (busca por um site específico) e transacional (busca com intenção de compra ou ação). Por isso, escolha palavras-chave que correspondam à intenção que você deseja atender.
  • Dificuldade: A pontuação de dificuldade de uma palavra-chave representa o quão difícil será classificá-la no primeiro lugar. Então, quanto maior o número, mais difícil será a classificação.
  • Tendência de Pesquisa: Os gráficos de linhas representam o interesse em uma palavra-chave ao longo do tempo. Se a tendência apontar para cima, a palavra-chave está ganhando impulso. Se estiver apontando para baixo, a palavra-chave está perdendo popularidade (e, provavelmente, neste momento, você não deveria adicioná-la ao seu planejamento).

Criação de Conteúdo de Qualidade

A criação de conteúdo de qualidade é fundamental para o sucesso do seu site nos mecanismos de busca. Os buscadores valorizam sites que oferecem informações valiosas e úteis aos usuários.

Para o Marketing Médico, a publicação regular de artigos no blog do site pode ser uma estratégia eficaz. Esses conteúdos podem responder a perguntas comuns sobre as doenças, procedimentos ou tratamentos principais da especialidade do médico, informar os pacientes e, assim, beneficiar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa.

Para que esses conteúdos tenham valor para o seu público, é importante identificar as principais dúvidas e preocupações dos seus pacientes. E, com base nessas informações, criar um conteúdo focado neles. 

Veja alguns exemplos de conteúdos para um site médico:

  • Escreva postagens de blog detalhadas sobre temas relevantes para seus pacientes.
  • Crie páginas de serviço explicando seus tratamentos e procedimentos.
  • Desenvolva uma seção abrangente de perguntas frequentes respondendo às dúvidas mais comuns dos pacientes.

Leia também:

Melhorando a experiência do paciente no seu site médico

Por último, mas não menos importante, é fundamental manter a qualidade do site em que você está aplicando suas estratégias de SEO. A experiência do usuário desempenha um papel importante no sucesso de qualquer estratégia desse tipo. Motores de busca valorizam mais os sites que oferecem uma navegação fácil e intuitiva, pois proporcionam uma experiência positiva aos visitantes.

Para se adaptar às diferentes plataformas utilizadas pelo público atual, é essencial ter um design responsivo. Esse tipo de design ajusta automaticamente o layout do site conforme o dispositivo usado para acessá-lo. Além disso, a velocidade do site também precisa ser avaliada. Sites que carregam rapidamente mantêm os usuários interessados e reduzem a probabilidade de eles abandonarem a página antes mesmo de ela carregar completamente.

Além disso, a forma como as informações são organizadas em um site impacta diretamente na experiência do usuário. Uma navegação clara e lógica permite que os visitantes encontrem facilmente o que procuram. 

  • Mantenha menus claros e acessíveis.
  • Posicione os links internos de forma estratégica.
  • Utilize cabeçalhos de forma eficiente para organizar o conteúdo.

Caso você ainda não tenha um site médico, clique aqui e inicie o seu processo agora mesmo!


Em resumo, o SEO é uma excelente maneira de aumentar a visibilidade do seu Marketing Médico. Com táticas como pesquisa de palavras-chave e otimização de conteúdo, você continuará a aumentar seus níveis de tráfego orgânico ao longo do tempo. Além disso, as páginas bem classificadas continuarão a atrair novos pacientes para o seu consultório.

Para otimizar sua estratégia de SEO e alcançar resultados ainda melhores, conte com o suporte da Sitese. Estamos prontos para ajudá-lo a maximizar o potencial de sua prática médica, garantindo que seu site seja encontrado pelo público certo no momento ideal.

Se você quer marcar uma consultoria para entender mais sobre como alavancar o tráfego orgânico do seu site médico, entre em contato conosco!