O Poder das Imagens: Saiba como fotos impulsionam o Marketing Médico

As imagens são importantíssimas para fortalecer o seu marketing médico, sabia? Não? Então vamos entender melhor!

Você deve saber os impactos que as primeiras impressões têm nas nossas decisões diárias. Como quando visitamos uma casa para alugar e, antes mesmo de entrar, observamos se a vizinhança é agradável.

Na tomada de decisão do paciente sobre um médico, acontece da mesma forma.

Se o paciente acessar o seu perfil do Google, seu site ou redes sociais médicos e conseguir visualizar fotos atraentes e profissionais, certamente a atenção dele será capturada e você conseguirá criar uma impressão positiva desde o início.

Neste artigo, nós explicaremos sobre o poder das imagens para o seu marketing médico e como boas fotos impactam na impressão do seu paciente sobre você. Continue lendo!

Médico segurando uma câmera fotográfica

Por que tirar fotos profissionais para o marketing médico?

Segundo uma pesquisa realizada pela Invesp, empresa norte-americana de otimização de conversão, ao menos 56% das pessoas que fazem buscas na internet se interessam mais pelas informações visuais do que textuais.

Com a evolução do marketing digital, as fotos e demais elementos visuais tornaram-se cada vez mais relevantes para o relacionamento do público com o conteúdo. Na sua estratégia de marketing médico, o uso de fotos suas ou relacionadas ao tema que está sendo abordado em seus materiais pode aumentar exponencialmente o envolvimento dos pacientes.

Algumas das maiores vantagens de investir em fotos de qualidade para a sua estratégia de marketing digital são: 

Fortalecer a sua identidade visual como médico

As suas fotos profissionais agregam na identidade visual do seu site e redes sociais tanto quanto o seu logo e as cores escolhidas.

Sendo assim, quando utilizadas de forma consistente no seus produtos de marketing médico, as imagens de alta qualidade ajudam a construir uma identidade visual sólida para a sua marca, te tornando mais reconhecido e memorável dentro da sua especialidade e fidelizando pacientes. 

Aumentar a sua reputação online

Além de fortalecer sua identidade visual, as imagens são importantes na hora de agregar para a sua reputação online. Com boas fotos no seu site, artigos e redes sociais, você consegue transmitir confiança e agregar pacientes mais propensos a considerar tratamentos. 

Quanto mais fotos você tiver no seu site e nos seus artigos, mais o Google reconhecerá o conteúdo como “completo”, e, como resultado, impulsionará o aparecimento nos resultados de pesquisa dos motores de busca.

O que as imagens podem comunicar ao paciente sobre o médico?

É importante que um paciente que acesse o seu site ou as suas redes sociais possa ver imagens suas em uma postura profissional. Dessa forma, ele conseguirá fazer uma associação visual com aquilo que espera de um médico ao procurar os seus serviços.

Para um paciente que acessa o seu site ou suas redes, é importante que ele possa ver imagens suas em uma postura profissional. A partir disso é que ele conseguirá ter uma associação visual daquilo que espera do médico que busca a você. 

Use fotos em ação para ilustrar as habilidades e conhecimentos médicos. Mostrando procedimentos que você realiza, equipamentos que você trabalha e casos de sucesso, sem expor pacientes, é claro. Quanto maior a qualidade das suas imagens, mais destacada é a sua experiência e a competência da sua equipe médica diante dos seus pacientes.  

Onde minhas imagens profissionais podem ser utilizadas?

Você pode elaborar uma infinidade de conteúdos a partir de suas fotos ou aplicá-las em vários locais. Veja alguns exemplos de tipos de fotos e onde costumamos aplicá-las na Sitese:

Site médico

  • Retratos: Na página inicial ou na aba de “Formação” do seu site, os retratos são aplicados para que o paciente possa visualizar logo de cara o profissional que o atenderá e já ter uma primeira impressão positiva, ao encontrar imagem agradável e profissional.
Médico posando para suas fotos profissionais

  • Fotos em ação: Fotos durante procedimentos agregam muito para a aba de “Tratamentos” ou similares do seu site. Como nesta página nós abordamos sobre os principais procedimentos que você realiza, ter fotos para ilustrar vai ajudar a enriquecer e credibilizar ainda mais o seu trabalho diante dos pacientes.
Foto de um médico em ação utilizada no marketing

Redes Sociais

Você pode utilizar suas fotos para criar conteúdo para suas redes sociais, pois os algoritmos favorecem imagens envolventes e bem-feitas. Dessa forma, você poderá aumentar o alcance das suas postagens e atrair novos seguidores e potenciais pacientes para o seu perfil médico.

Bem como você pode aplicar suas imagens em ação em cards ou carrosséis, para explicar os procedimentos e tratamentos que realiza com mais frequência ou que deseja promover para aumentar a quantidade de agendamentos.

Além disso, se você trabalha em uma clínica ou consultório, uma opção é mostrar o ambiente acolhedor que o paciente encontrará caso agende uma consulta, isso também pode ajudá-lo a se sentir mais próximo.

Quando você mostra resultados reais ou se comunica com os pacientes que te seguem, você consegue gerar compartilhamento e fazer com que eles se sintam mais livres para se comunicar de volta com você.

Perfil profissional do Google

Suas fotos podem constar no seu perfil do Google Meu Negócio. Assim, quando um paciente fizer uma pesquisa pelo seu nome ou um médico da sua especialidade na sua região e encontrar seu perfil, ele poderá visualizar facilmente a sua foto, da sua equipe e do seu local de trabalho, como neste exemplo da Sitese: 

Leia também: Por que um médico deve estar no Google?

Anúncios pagos

Suas imagens também podem ser incorporadas nas suas campanhas de anúncios pagos, como no Google ADS e Meta ADS (que pode incluir o Facebook, Instagram, WhatsAps e Messenger). O uso de fotos relevantes ajuda a chamar a atenção do paciente e aumenta as chances de conversão.

Artigos

À primeira vista, quando o paciente acessar sua página de “Blog”, as fotos publicadas serão tão responsáveis por chamar a atenção dele quanto os títulos dos artigos.  

Na construção dos seus artigos, as fotos que você inserir agregarão positivamente no conteúdo para que ele seja reconhecido pelo Google como relevante e informativo. Mas, é importante que as imagens tenham sentido com o tema que está sendo tratado.

Ex.: Vamos supor que você seja um médico ortopedista especialista em ombro. Caso você pretenda escrever um artigo sobre “Lesão do Plexo Braquial”, é interessante que em alguns momentos você utilize imagens como de radiografias ou ilustrações que demonstram como acontece a lesão.

Se você realiza uma cirurgia para a condição, você pode utilizar exames de imagem que mostram o antes e depois da lesão com o procedimento. No entanto, lembre-se de não expor o paciente.

Posso usar fotos de banco de imagens nos meus artigos?

Sim! Embora darmos preferência a imagens suas para ilustrar algumas abas do site, seus artigos podem conter fotos de estoque. Esse tipo de imagem também permite que os motores de busca reconheçam o seu conteúdo, além de ilustrar o que você está falando.

Mas… Fotos originais e exclusivas podem ter um impacto melhor nos seus pacientes! Se eles conseguem perceber que aquilo que você está mostrando é realmente resultado do seu trabalho, eles terão menos objeções em realizar procedimentos com você.


Para além dessas estratégias de marketing digital, ter um acervo com boas fotos em contexto médico é importante para apresentações futuras, como palestras e workshops que você possa participar.

Você pode usar as imagens do seu marketing médico também em materiais impressos, como flyers e banners. 

Se você não sabe como começar a montar seu acervo e quer ajuda para começar a tirar boas fotos, a Sitese pode te ajudar.

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Quais são as vantagens das imagens para o SEO do site médico?

As imagens, além de servirem como uma prova social ao paciente e colaborarem na construção da confiança dele no seu trabalho, vão ajudar o Google a identificar aquele conteúdo como sendo um dos melhores sobre o tema e fazer com que ele possa melhorar o seu ranqueamento orgânico nos motores de busca – o que definimos como SEO (Search Engine Optimization, no português “Otimização para Mecanismos de Busca”).

As pessoas frequentemente fazem pesquisas diretamente pelo Google Imagens. Então, quando seu site ou artigos contam com fotos embutidas de palavras-chave, descrições e tags alt, existe a possibilidade de que estas sejam indicadas como resultado nos motores de busca.

Ressaltando que, para que suas imagens possam ajudar a fortalecer o SEO do seu site, é preciso que elas tenham uma boa qualidade e conversem de forma coesa com o que está sendo apresentado.

Leia também: 08 dicas de SEO para impulsionar seu site

Lembre-se de obter consentimento adequado dos pacientes antes de utilizar suas imagens em qualquer tipo de publicação. Garanta que todas as fotos estejam em conformidade com as normas éticas e legais do Conselho Federal de Medicina.


Se você deseja começar a tirar boas fotos e vídeos para o seu marketing médico, agende uma reunião gratuita com nossa equipe e conheça mais sobre o serviço de fotografia da Sitese. Transforme a forma que seus pacientes te enxergam no digital!

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