Saiba quais etapas o seu Marketing Médico deve seguir

O marketing é essencial para médicos e clínicas que buscam destacar-se em um mercado competitivo como o da medicina. Com as melhores estratégias e práticas, ele permite ao profissional conquistar e fidelizar pacientes.

Desenvolver uma presença online forte e uma reputação sólida através do marketing digital requer uma estratégia bem planejada e que seja continuamente aperfeiçoada.

Neste artigo, você entenderá mais sobre quais etapas é aconselhável seguir no seu marketing médico.

Etapas do Marketing Médico

Benefícios de uma estratégia de marketing bem planejada

Antes de visualizar um passo a passo ideal de estratégias de marketing médico, é preciso entender quais são as vantagens de ter um planejamento sólido e em constante atualização.

Aumento da visibilidade

Uma boa estratégia de marketing ajuda a alavancar não só a presença online do profissional, mas também a offline, servindo para alcançar mais pacientes potenciais e aumentar a visibilidade da sua marca médica;

Construção de autoridade

Ao fornecer informações úteis, sua estratégia de marketing pode ajudar a construir confiança diante dos seus pacientes, que poderão perceber sua expertise na sua área de atuação;

Melhor comunicação com o paciente

Ter estratégias de marketing médico sólidas facilitam a comunicação tanto com os pacientes existentes quanto com os potenciais, melhorando o engajamento e a satisfação do paciente;

Maior segmentação de grupo

Permite identificar e focar em grupos específicos de pacientes, o que pode levar a campanhas de marketing mais direcionadas e eficazes;

Aumento da rentabilidade

Ao atrair mais pacientes e otimizar os serviços de acordo com as necessidades e preferências do público, as clínicas e profissionais de saúde podem aumentar sua rentabilidade;

Diferenciação no mercado

Uma estratégia bem planejada pode ajudar a destacar os procedimentos que você realiza e sua especialidade médica, diferenciando-se da concorrência;

Oportunidade de receber feedback

O marketing médico permite que o médico ou clínica receba depoimentos de pacientes satisfeitos, assim, servindo como prova social para pacientes em potencial;

Maior fidelização de paciente

Estratégias eficientes de marketing e comunicação podem melhorar a retenção de pacientes, promovendo uma relação mais forte e duradoura entre pacientes e profissionais de saúde.

Esses benefícios, quando combinados, podem significar não apenas o crescimento e a sustentabilidade dos negócios na área da saúde, mas também uma melhoria significativa na qualidade do atendimento e na satisfação dos pacientes.

Lembrando que a estratégia ideal varia de paciente a paciente, de acordo com os objetivos individuais, o público-alvo e os resultados. Na Sitese, nós montamos um planejamento de etapas individualizado de acordo com a jornada de cada cliente para garantir a ele os melhores resultados.

O que você deve considerar na hora de iniciar seu marketing médico

Estabeleça seus objetivos: Tenha em mente tudo o que você deseja conquistar com o seu tráfego pago. Você quer uma agenda lotada?  Quer promover algum tratamento em específico?

Você oferece algum diferencial em relação a concorrência? Quanto mais você souber quais são os seus pontos altos, melhor será na hora de ressaltá-los em sua estratégia de marketing.

Um exemplo de qualidades que podem ser valorizadas no seu marketing médico são: Técnicas avançadas, uso tecnologias modernas, tempo maior de consulta, entre outros benefícios ao paciente. 

Quem você quer atingir com o seu marketing digital? Quanto mais amplo for seu público-alvo, mais difícil será de atingir o tipo de paciente que você deseja conquistar. Em algumas estratégias, a falta de definição pode significar tempo e dinheiro jogado fora.

etapas do marketing médico

O básico que você precisa ter para iniciar sua trajetória…

Existem quatro elementos básicos indispensáveis para iniciar uma boa jornada de marketing médico: Branding, Site, Google Meu Negócio, Google Ads e Artigos.

Branding

O branding é essencial para criar uma identidade única e memorável que destaque o profissional na área médica e que orne em todas as plataformas de mídia social, site e até no próprio consultório ou clínica.

Um levantamento divulgado pela plataforma Invision apontou que 94% das primeiras impressões de usuários da internet à sites e redes sociais estão relacionadas ao design da página.

Ter um branding coeso com o que você deseja expressar e com uma padronização pode gerar uma experiência agradável ao seu paciente em potencial.

Site

O site médico é a base que vai concentrar todo o seu marketing médico. Desde campanhas de tráfego pago às informações completas sobre você, sua formação, expertise e tratamentos que oferece.

O site também serve como prova social para potenciais pacientes visualizarem depoimentos de outros pacientes seus por meio do Google Meu Negócio, por exemplo, e quebrem suas objeções quanto a agendar uma consulta.

Google Meu Negócio

A criação e otimização do perfil no Google Meu Negócio é essencial, pois aumenta a visibilidade local, permite que pacientes deixem avaliações e melhora a classificação nos resultados de busca, atraindo mais pacientes potenciais.

O Google Ads é a chave do sucesso da sua estratégia de marketing médico. A plataforma de campanhas de tráfego pago permite direcionar e segmentar especificamente pacientes que buscam os serviços médicos que você oferece. E, quando bem administrada, é o que vai trazer pacientes a curto prazo para o seu consultório.

Criação de Artigos

Publicar artigos relevantes sobre seus procedimentos e condições da sua especialidade é essencial para gerar tráfego orgânico para o site. Isso não apenas estabelece o médico como uma autoridade em seu campo, mas também melhora o SEO (Search Engine Optimization), ajudando o site a aparecer mais alto nos resultados de busca e atraindo mais visitantes interessados nos tópicos abordados.

Branding no Marketing Médico: Construa uma marca forte

Por que os médicos devem ter um site?

Por que um médico deve estar no Google?

A implementação de estratégias fundamentais de marketing, como o desenvolvimento de uma marca forte, a criação de um site, a otimização do perfil no Google Meu Negócio, a utilização eficaz do Google Ads e a produção regular de artigos, são passos essenciais para estabelecer uma presença online sólida diante dos seus pacientes.

No entanto, mesmo que você já esteja alcançando bons resultados com essas iniciativas, não é hora de se acomodar, já que o meio digital está sempre em crescimento, o que requer constante aperfeiçoamento e expansão.

Aperfeiçoando seus resultados!

Para se destacar e manter uma conexão contínua com seus pacientes, é essencial adotar a abordagem mais abrangente e dinâmica possível para o seu marketing médico.

Existem estratégias avançadas que podem ser integradas ao seu plano de marketing existente que não só enriquecem sua presença online, mas solidificam sua reputação. São elas: A produção de fotos e vídeos, engajamento ativo nas redes sociais, utilização estratégica dos Meta Ads e a constante otimização de SEO.

Veja como cada uma dessas estratégias pode ser utilizada para aprimorar ainda mais o seu marketing médico!

Produção de Fotos e Vídeos

A produção de fotos e vídeos é uma poderosa ferramenta que permite que os médicos e clínicas mostrem suas instalações, equipe e o tipo de atendimento que oferecem de maneira pessoal e direta.

Além disso, fotos profissionais do ambiente e da equipe podem transmitir confiança e profissionalismo, enquanto vídeos podem ser usados para explicar procedimentos, responder perguntas frequentes ou oferecer dicas de saúde.

Isso não apenas melhora a experiência do usuário no site, mas também pode melhorar a visibilidade online através de uma melhor classificação nos resultados de busca, já que o conteúdo visual é altamente valorizado pelos algoritmos de busca.

Rede Social

As redes sociais são uma extensão do branding e da presença online de qualquer profissional de saúde. Elas permitem uma comunicação direta e pessoal com o público, ajudando a construir e fortalecer o relacionamento com pacientes atuais e potenciais.

Principalmente quando se trata de pacientes que já passaram por uma consulta com você, ou realizaram um procedimento na sua clínica. As redes sociais são importantes para gerar reconhecimento e facilitar que pacientes lembrem de você e possam te indicar através do “marketing boca a boca”. Além disso, elas também são úteis para os relembrarem de agendar uma consulta, especialmente em áreas de recorrência, como ginecologistas.

Meta ADS

O Meta Ads serve como um reforço para as suas redes sociais. Além de ser uma ferramenta de tráfego pago que inclui segmentação por localização, idade, interesses e comportamentos, ele também pode aumentar o engajamento de suas redes sociais e ser útil para potencializar ainda o seu remarketing médico.

Otimização de SEO

A sua estratégia de tráfego orgânico deve andar de mãos dadas com sua estratégia de tráfego pago. Imagine que você já chegou a um ponto em que tem campanhas com bom resultado no Google Ads. Por que investir no SEO, então?

Entendemos que sua estratégia de tráfego pago pode estar trazendo bons resultados para sua clínica ou consultório, o que é excelente. No entanto, o SEO adiciona ainda mais valor ao seu marketing digital, complementando e ampliando os resultados que você já está tendo com o Google ADS, aumentando significativamente a visibilidade online, a aquisição de pacientes e o seu crescimento geral frente a sua especialidade.


Enquanto as estratégias básicas de marketing médico estabelecem uma reputação sólida para presença online, a adoção de práticas mais avançadas diferencia sua marca no mercado competitivo da saúde.

Uma boa estratégia de marketing digital pode transformar completamente o seu negócio, resultando em uma agenda lotada e um aumento significativo na fidelidade do paciente. Não há momento melhor do que o presente para começar ou aprimorar sua jornada de marketing.

Comece o quanto antes e amplie seus resultados agora mesmo!

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